Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

sábado, 10 de agosto de 2019

CASA DE CULTURA DE NOVA CRUZ/RN ENCERROU ONTEM (9) AS COMEMORAÇÕES ALUSIVA AOS 16 ANOS DA CASA! SHOW!!!

O JOVEM CANTOR E COMPOSITOR, DIEGO RAMOS  E CONVIDADOS ENCERRA FESTIVIDADES DA CASA DE CULTURA COM GRANDE ESTILO
 CARLOS ALBÉRICO, Diretor Geral da Vice Governador do RN,  Representando o Vice Governador do RN
Carlos Albérico, diretor geral da Vice Governadoria do RN visita tendas de artesãs na última noite alusiva aos 16 anos da Casa de Cultura de Nova Cruz/RN
 Grupo de Capoeira CORDÃO DE OURO recebendo das mãos do Diretor do Museu Hélio Galvão - FJA, HARRYSON MAGALHÃES
 Agente de Cultura, Teobanio Tavares entrega certificado ao Grupo Carimbó - CCI
 Albérico diretor geral da Vice Governadoria do RN, entrega certificado ao Grupo Pau e Lata - SMAS
 Grupo de Idosos do CCI de Nova Cruz, mostrando que tem talento e energia na dança do carimbó 
Diretor do Museu Hélio Galvão - FJA, HARRYSON MAGALHÃES entrega CERTIFICADO ao Grupo de Capoeira CORDÃO DE OURO
 Apresentação do Grupo PAU E LATA da SMAS
 Apresentação do Grupo de Dança do Carimbó do CCI
Apresentações dos grupos que mostraram seus talentos ontem (9) a noite - Pau e Lata, Dança do Carimbó e Grupo de Capoeira, CORDÃO DE OURO.
Apresentações na tarde de ontem (9), com exibição de filme (A casa do doido Alexandre)

 Apresentação belíssima do Grupo de Dança FOGARÉU da E. E. FIRMA FRANCELINA
 Apresentação do Coral do IFRN - Prof. Artur - CPC/RN entrega Certificados e Constituição Federal e o Código Civil ao Coral do IFRN (Prof. Artur)
 Estudantes de várias escolas prestigiaram na tarde ontem

 Apresentação de Grupo de Dança da E. E. ALBERTO MARANHÃO
Centenas de alunos prestigiaram no dia de ontem o último dia das apresentações culturais alusivas ao 16 anos da Casa de Cultura de Nova Cruz
Apresentação da Orquestra Filarmônica de Nova Cruz - Maestro Amarildo
Foto após a sua apresentação com seus pais e amigos - A noite SHOW com a jovem, JULIANA GOMES SOARES, VIOLÃO DIEGO RAMOS! Uma estrela brilha!
Filha dos nossos queridos amigos e professores, Francinaldo   e Lene Soares.

Ontem (9) a Casa de Cultura "Lauro Arruda Câmara" - Nova Cruz/RN encerrou as comemorações dos seus 16 anos de fundação com chave de Ouro! Apesar das inúmeras dificuldades!

Na parte da tarde foi passado filmes para as escolas agendadas e em seguida houve as apresentações culturais apresentadas pelas escolas Firma Francelina e Alberto Maranhão, ambas do Estado, logo após o Coral dos alunos do IFRN apresentou-se com chave de ouro...uma belíssima  apresentação!

O CPC/RN (Centro Potiguar de Cultura - CPC/RN) ofertou aos grupos após suas apresentações dois (2) livros, sendo uma (1) Constituição Federal e (1) um livro do Código Civil Brasileiro.

A noite foi a vez das apresentações do Grupo Pau e Lata da SMAS, em seguida a Dança do Carimbó do CCI e encerrando as apresentações o Grupo de Capoeira CORDÃO DE OURO de Nova Cruz, que deu um show a parte!

Para fechar a noite com cadeado o jovem cantor e compositor, DIEGO RAMOS E CONVIDADOS, mostraram que tem talentos!

Nossos agradecimentos a Fundação José Augusto - FJA, Prefeitura de Nova Cruz/RN, Prefeito FLÁVIO CESAR NOGUEIRA), as secretarias municipais de Educação (Socorro Ângelo e Equipe), de Assistência Social (Carla  e  Equipe), Secretaria M. do Gabinete Civil (Secretário, Genilson Alves), a Secretaria M. de Esporte, Lazer e Cultura, a Secretaria Estadual de Educação e Cultura (SEEC/RN), a 3ª DIREC, SESC LER de Nova Cruz, CCI, IFRN, ao Centro Potiguar de Cultura - CPC/RN, Infográfica, as Rádios Curimataú e Agreste FM, aos sindicatos SINTE Regional de Nova Cruz, STRAF de Nova Cruz, as escolas Alberto Maranhão, Rosa Pignataro, Márcio Marinho, Nestor Marinho, Firma Francelina, aos companheiros/as da Vice Governadoria: Carlos Albérico, Harryson Magalhães, Samara Francione, sub coordenadora da SEBRAF - Centro Potiguar de Cultura - CPC/RN, INFORGRAF, CLAUDIO LIMA (Radialista e diretor do CPC/RN ), Comissão de Organização e todos que de forma direta ou indiretamente ajudou para que este sonho torna-se realidade.

Governadora sanciona lei de liberdade de expressão nas escolas

A governadora Fátima Bezerra sancionou hoje três leis direcionadas a melhorar o ambiente escolar e promover a Educação. Durante a abertura do seminário “Mobilização para aprendizagem no Ensino Médio”, que iniciou na manhã desta segunda-feira (05) e transcorrerá até terça-feira (06), no Holliday Inn, ela defendeu a liberdade de expressão nas escolas, o incentivo à leitura e à escrita e a valorização do idoso através do esporte e da educação, temas das leis de autoria dos deputados Francisco de Medeiros e Kleber Rodrigues. 

O evento, que discute a importância da gestão da educação para o avanço contínuo dos estudantes no Rio Grande do Norte, é realizado em parceria entre o Governo do Estado e o Instituto Unibanco, através do programa Jovem de Futuro. “O desafio é imenso. Não basta colocar a criança na escola. É preciso que a escola esteja preparada para garantir ao jovem o exercício da cidadania e o prepare para enfrentar o mercado de trabalho”, declarou a governadora para o público composto por cerca de 700 gestores, do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino.

Ao defender a liberdade de expressão nas escolas, Fátima citou uma frase célebre de Paulo Freire: “Se a Educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda”. A governadora declarou-se seguidora do pedagogo que revolucionou a prática de alfabetização, contribuindo consideravelmente para reduzir os índices de analfabetismo no Brasil. “Defendemos, sim, uma escola livre, democrática. Escola não é ambiente de intolerância. Escola é um território aberto, de livre opinião”.

Ela destacou que tem muitos sonhos quanto à Educação e está imbuída, junto com sua equipe, de concretizá-los. “Eu sonho, junto com vocês, educadores e educadoras, em avançar na escola em tempo integral. De aumentar, junto aos municípios, a rede de creches para crianças de 0 a 3 anos. E de melhorar a escola profissionalizante. Porque o nosso governo é o governo da inclusão”, descreveu.

A Lei 10.659/19 (proposta pelo deputado Francisco), que trata da liberdade de expressão nas escolas, está sendo chamada de “Lei da Escola Democrática”. Professor das redes municipais e estadual, ele explicou que a matéria foi amplamente discutida no âmbito escolar, com gestores, professores, estudantes e dirigentes do movimento estudantil, e tem por objetivo garantir o amplo debate em prol da Educação de qualidade. “A escola deve ser um ambiente democrático, onde seja propício o debate que caminhe para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, enfatizou.

O deputado Kleber explanou sobre as Leis 10.570/19 e 10.571/19, que institui a Semana do Livro e da Escrita e Semana Estadual do Esporte para a Pessoa Idosa, ambas para o mês de outubro, quando são comemorados o Dia do Idoso (01/10) e o Dia da Criança (12/10). “Essas leis são importantíssimas porque direcionam o olhar para a população de idosos, promovendo a qualidade de vida para a terceira idade. A Educação é a mola propulsora para o desenvolvimento de crianças e jovens”, destacou.   

Além da governadora Fátima Bezerra, a abertura do seminário também contou com a participação do secretário da Educação Getúlio Marques, da secretária-adjunta Márcia Gurgel, e do Superintendente Executivo do Instituto Unibanco Ricardo Henriques. Este, por sua vez, falou sobre a importância da gestão para melhoria do aprendizado. “Nossa parceria atua por meio do aprimoramento contínuo da gestão da educação, desde a secretaria até o diretor da escola”, explicou. 

O encontro está reunindo os técnicos da SEEC (Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Desporto e do Lazer), diretores regionais, assessores e coordenadores pedagógicos e diretores de escolas públicas. “Temos um compromisso com a aprendizagem dos nossos jovens. Diante disso, temos que ampliar o debate em busca de caminhos que devem ser traçados, para garantirmos que o jovem tenha acesso a uma educação de qualidade”, explicou o secretário Getúlio Marques.

JOVEM DO FUTURO - De acordo com dados do Censo Escolar 2018, o Estado do Rio Grande do Norte tem mais de 90 mil estudantes matriculados no Ensino Médio público, distribuídos em 318 escolas. O programa Jovem de Futuro atualmente está presente em 141 escolas estaduais que atendem mais de 49 mil estudantes e deve ser implantado em todas as 318 até 2020. Atualmente, o programa é implementado em parceria com as Secretarias de Educação dos estados de Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Goiás e Piauí.