Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

sábado, 26 de agosto de 2017

HOMOFOBIA MATA! RESPEITE A LIBERDADE DE GÊNERO!!!

RESPEITAR O PRÓXIMO, É RESPEITAR A LIBERDADE DE GÊNERO, LEMBRE-SE: HOMOFOBIA MATA! - Uma Campanha do Centro Potiguar de Cultura - CPC/RN

O Sistema Nacional de Cultura (SNC), já conta com 2,4 mil municípios e CARNAÚBA DOS DANTAS/RN É DELES!!!

12251dd8-62b4-44c7-928c-0995eac17529
Sistema Nacional de Cultura (SNC), ferramenta de gestão compartilhada de políticas culturais entre a sociedade e as três esferas de governo (municipal, estadual e a União), já conta com a adesão de 2,4 mil municípios. O número corresponde a cerca de 43,7% do total dos municípios brasileiros.
Só este ano, foram 194 novas adesões. A lista com os 12 novos participantes foi publicada pelo Ministério da Cultura no Diário Oficial da União desta quinta-feira (24).
Passaram a integrar o SNC: Porciúncula (RJ), Carnaúba dos Dantas (RN), Colônia Leopoldina (AL), Mogi Mirim (SP); Califórnia (PR), Santa Fé (PR), Córrego Fundo (MG), Lavras (MG), Rio Preto (MG), Teutônia (RS), Rio Pardo (RS) e Ponte Preta (RS).
Os estados e os municípios integrantes do SNC têm condições de aprimorar a gestão cultural por meio da criação de órgão de gestão local, conselho de política cultural, conferência e plano de cultura, além de um sistema de financiamento.
Adesão
A adesão se dá por meio da assinatura de um acordo de cooperação federativa entre o MinC e o ente federado, que se compromete a estruturar o seu sistema de cultura.
Para auxiliar nesse processo, o Ministério da Cultura promove oficinas para capacitação dos gestores e conselheiros municipais de cultura. Dessa forma, o ministério oferece as condições técnicas apropriadas para a integração ao Sistema Nacional de Cultura.
A integração dos estados e municípios ocorre em três etapas: a primeira é a adesão voluntária; a segunda é a institucionalização, por meio da publicação de lei específica de criação dos sistemas estaduais, distrital e municipais de cultura; e a terceira é a implementação, com o efetivo funcionamento dos componentes da estrutura do sistema.
Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Cultura

Prêmio Culturas Populares recebe inscrições até a próxima segunda-feira (28)

images
As inscrições do Prêmio Culturas Populares vão até segunda-feira (28). O Ministério da Cultura vai premiar com R$ 10 mil 500 iniciativas de mestres, grupos/comunidades e instituições privadas que colaboram com a patrimônio da cultura popular do País
Das 500 premiações, 200 serão destinadas a pessoas físicas, outras 200 a coletivos culturais sem constituição jurídica, 80 a pessoas jurídicas sem fins lucrativos e com natureza ou finalidade cultural e 20 a herdeiros de mestres já falecidos (in memoriam). Este é o primeiro edital de cultura popular lançado pelo Minc desde 2012 e o maior em número de premiações.
O Prêmio busca fortalecer expressões culturais brasileiras, como o Cordel, a Quadrilha, o Maracatu, o Jongo, o Cortejo de Afoxé, o Bumba-Meu-Boi e o Boi de Mamão, entre outros. Culturas Indígenas, Culturas Ciganas, Hip Hop e Capoeira ficaram de fora, por já serem objeto de editais específicos do MinC.
Entre os critérios avaliados estão: contribuição sociocultural que o projeto proporcionou às comunidades; melhoria da qualidade de vida das comunidades a partir de suas práticas culturais; e impacto social e contribuição da atuação para a preservação da memória e para a manutenção das atividades dos grupos, entre outros.
 Inscrições 
Quem se inscrever pelo correio deve endereçar a correspondência da seguinte forma:
Edital de Seleção Pública n.º 01, de 29/05/2017
Edital Culturas Populares – Edição Leandro Gomes de Barros
Setor Hoteleiro Sul – Quadra 02, Bloco “B”, Ed. TELEX – Térreo
Caixa Postal: 8591
Brasília/DF – CEP 70.312-970.
Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Cultura