Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Idosos enfrentam longa fila de carros para vacinação contra a Covid-19 em Natal

Foto: Agora RN

A vacinação contra a Covid-19 para idosos de 90 anos ou mais começou nesta segunda-feira 22 em Natal. Em esquema drive-thru, o público-alvo enfrenta uma longa fila de carros para conseguir a primeira dose do imunizante. Atualmente, estão sendo aplicadas tanto a Coronavac quanto a vacina de Oxford.

Para se vacinar, o idoso deve apresentar cartão de vacina, comprovante de residência e documento original com foto.

A Prefeitura do Natal disponibilizou três drives-thrus de vacinação no Palácio dos Esportes, Via Direta e Nélio Dias, os dois últimos contam ainda com sala de vacinação para pedestre, funcionando das 8h às 16h, de segunda a quinta. Na sexta, o horário vai até às 13h.

Fonte: Agora RN

Com Potiguar Notícias

#RedBookDay – Dia Mundial do Livro Vermelho - Por Juliana Medeiros

 


Para o revolucionário Leon Trotsky, o Manifesto Comunista de Marx e Engels representava "a maior genialidade da literatura mundial". A obra é celebrada anualmente nesse 21 de fevereiro

Hoje, 21 de fevereiro, é o Dia do Livro Vermelho, um movimento mundial que recorda a publicação do Manifesto Comunista pelos geniais e ainda muito jovens Karl Marx e Friedrich Engels, ambos ainda com menos de 30 anos de idade na época.

Dentre as centenas de edições disponíveis do Manifesto, há uma publicada em espanhol pela editora estadunidense Pathfinder em que o nome dos dois autores está escrito como o chamam os leitores de língua hispânica: Carlos Marx e Federico Engels.

Pathfinder também é o nome de um famoso mural que existiu por muitos anos em Nova Iorque. O mural foi concebido pelo artista Mike Alewitz em 1988 e feito com a colaboração de mais de 80 artistas de 20 países. Originalmente, o mural foi pintado na lateral do antigo edifício do Socialist Workers Party (Partido Socialista dos Trabalhadores dos EUA) que também abrigava a editora Pathfinder.

Esse mural mostrava uma impressora vermelha no centro, da qual saíam pôsteres de heróis revolucionários, com multidões retratadas acima e abaixo. Ativistas e figuras políticas mundialmente conhecidos faziam parte do mural como Martin Luther King Jr., Malcolm X, Rosa Parks, Ho Chi Min, Che Guevara, Fidel Castro, entre outros. Dessa impressora saíam também palavras de Fidel:

“The truth must only not be the truth,
it must also be told”
[A verdade não deve ser apenas a verdade,

ela também deve ser dita]

Entre outros temas, Marx e Engels abordam no Manifesto Comunista a vitória da classe trabalhadora na Inglaterra no início de 1847, depois da aprovação da lei da jornada de dez horas, que limitou as horas de trabalho para mulheres e crianças. Nas décadas seguintes, o movimento internacional dos trabalhadores lutou pela jornada de oito horas para toda a classe trabalhadora. E nesse mural em Nova York havia um detalhe onde se lia “oito horas de trabalho, oito horas de lazer, oito horas de descanso”. Surpreendentemente, uma das trincheiras que até hoje faz parte da luta da classe trabalhadora em todo mundo.

Essa edição em espanhol do Manifesto publicada pela Pathfinder tem ainda introdução do revolucionário Leon Trotsky escrita em outubro de 1937 em que ele comenta a atualidade do texto, ainda naquela época perto de completar 100 anos de publicado. Para Trotsky, o Manifesto Comunista de Marx e Engels representava “a maior genialidade da literatura mundial”.

Manifesto Comunista foi publicado, originalmente em alemão, em 21 de fevereiro de 1848 e, de fato, como assinalou Trotsky em 1937, continua atual 173 anos depois.

Fonte: JORNALISTAS LIVRES

Fim do Daft Punk: Duo francês de música eletrônica anuncia separação e deixa fãs perplexos

Thomas Bangalter e Guy-Manuel de Homem-Christo, os franceses do Daft Punk, que anunciam separação nesta segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021. Foto: Divulgação

Thomas Bangalter e Guy-Manuel de Homem-Christo, os franceses do Daft Punk, que anunciam separação nesta segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021. Foto: Divulgação.

Publicado originalmente no site da RFI

A famosa dupla francesa de música eletrônica Daft Punk, reconhecida por seus capacetes de robô que escondem seus rostos, anunciou nesta segunda-feira (22) sua separação após quase três décadas de parceria. A informação foi confirmada pelo porta-voz dos artistas.

A dupla francesa de música eletrônica mais conhecida do mundo anunciou o fim de uma aventura de 28 anos em um vídeo postado no YouTube nesta segunda-feira (22). Contactada pela agência AFP e pelo site americano Pichfork, verdadeira referência do mundo da música, Kathryn Frazier, a histórica agente da dupla, confirmou a separação do grupo, sem dizer no entanto o motivo.

O grupo, formado por Thomas Bangalter e Guy-Manuel de Homem Christo, publicou no YouTube um vídeo com o título “Epílogo”, ambientado no deserto. No final deste, um dos dois robôs explode e a imagem diz “1993-2021”.

O duo Daft Punk estreou em 1997 com o álbum “Homework” e rapidamente conquistou as pistas de dança com canções como “Around the world” e “Da Funk”.

Em 2001, a dupla francesa lançou “Discovery”, um álbum ainda mais popular, com canções como “One more time” e “Harder, better, faster, stronger”.

Mas seu maior sucesso foi o single “Get Lucky” de 2013, realizado com Pharrell Williams e do qual milhões de cópias foram vendidas em todo o mundo.

Fonte: Diario do Centro do Mundo - DCM

Mercadante manda recado aos generais: “não se rendam ao mercado financeiro e defendam a Petrobrás para os brasileiros”

Filho de um general nacionalista, o ex-ministro Aloizio Mercadante falou à TV 247 nesta segunda-feira e mandou um recado direito aos militares, em especial ao general Joaquim Luna e Silva, escolhido para comandar a Petrobrás. “Parem a privatização, tragam uma política de preços justa para o povo brasileiro e não se rendam aos interesses especulativos”.

247 - O economista Aloizio Mercadante, que foi ministro da Educação, da Ciência e Tecnologia e da Casa Civil, e que hoje preside a Fundação Perseu Abramo, que elabora as políticas públicas do Partido dos Trabalhadores, mandou um recado para os militares brasileiros. “Não se rendam ao mercado financeiro e aos interesses especulativos nesta terça-feira. Parem a privatização das refinarias, defendam uma Petrobrás forte e tragam uma política de preços justa para o povo brasileiro, para os caminhoneiros e para os motoristas de aplicativos”, afirmou, em entrevista à TV 247.

Filho de um militar nacionalista, o recentemente falecido general Oswaldo Oliva, Mercadante diz ter boa impressão do general Joaquim Luna e Silva, que foi escolhido para substituir o entreguista Roberto Castello Branco, que ainda está à frente da Petrobrás. “Até onde eu sei, o general Luna é também um militar nacionalista”, afirma. No entanto, Mercadante critica o estilo atabalhoado do governo Bolsonaro, que anunciou a mudança na Petrobrás sem antes definir uma nova política de preços para a estatal. “Sem uma nova política, de nada adiantará a mudança”, afirma ele, que apresentou propostas neste fim de semana (saiba mais aqui).

Questionado sobre os eventuais impactos positivos de uma nova política de preços da Petrobrás para a popularidade de Jair Bolsonaro, Mercadante afirmou que o PT deve ser coerente em suas propostas. “Ao contrário daqueles que nos golpearam, não apostamos no quanto pior, melhor. Assim como defendemos o auxílio-emergencial, temos que defender uma Petrobrás para os brasileiros. O povo brasileiro está sofrendo agora”, disse ele.

Fonte: BRASIL 247