Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

sexta-feira, 6 de abril de 2018

LIDERANÇAS ESTUDANTIS UNIVERSITÁRIA DO RN CRIARÃO ENTIDADE ESTADUAL - CONFIRAM!

UEE RN – CONGRESSO


Nos próximos dias 13, 14 e 15 de abril em Currais Novos - RN, estudantes universitários do Rio Grande do Norte democraticamente eleitos participarão do Congresso da Construção/Reconstrução da UNIÃO ESTADUAL DOS ESTUDANTES - UEE/RN, entidade que terá como principais objetivos a luta pela organização e direitos voltados aos estudantes potiguares a nível de ensino superior.


É bom lembrar que a importante e iniciativa dos estudantes universitários e em especial os dirigentes dos DCEs e CAs é salutar e merece o nosso aplausos, pois chega em uma boa hora, justamente em um momento tão difícil que passa a educação brasileira e em particular a educação superior e degradação das universidades públicas, como também o fechamento de outras e também a queda de repasses as mesmas, ficando assim cada vez complicada a sua existência.

Portanto o Centro Potiguar de Cultura - CPC/RN parabeniza a todos os envolvidos na organização da UEE/RN e podem contar a energia do CPC/RN e na Comissão em Defesa dos Campus da UERN e UFRN na Região do Agreste POTIGUAR!

Avante todos/as ao CONGRESSO DA UEE/RN!

Mais informações acessem: http://congresso.ueern.org.br/

A INGENUIDADE DO LULA E A HIPOCRISIA SISTÊMICA DO CAPITALISMO

Lula com a rainha da Dinamarca: igual a nobreza de berço?
Não é historicamente curioso que o primeiro presidente da República a ser preso no Brasil seja justamente uma pessoa de origem operária, ainda que tal operário tenha jogado pedra na cruz para ser aceito pelo Império Romano da atualidade?  

A justiça republicana é historicamente mais severa com seus inimigos de classe; mas, talvez o reconhecimento do propósito conciliatório de Lula como governante amenize a sua pena, quando estiver politicamente exaurida a desmoralização que ora lhe impõem.

Quando nós, os que lutávamos contra a ditadura, éramos presos, ainda que temêssemos pela vida sob a covarde tortura, tínhamos o orgulho próprio de quem luta contra a injustiça. Este era o conforto dos que colocavam a honra e a dignidade acima de mesquinhos interesses pessoais e de poder.

Lula acreditou nos cânones da democracia burguesa e, assim, acendeu uma vela a deus e outra ao diabo. Cortejou os donos do PIB e das esferas institucionais do poder burguês como se fossem confiáveis. Não são.

A postura de Lula é própria à ingenuidade de quem, tendo crescido politicamente sob os auspícios da indignação popular contra a injustiça (ainda que em lutas árduas e sofridas), achou que poderia adotar os mesmos métodos de governo que a tradicional elite brasileira sempre utilizou para se perpetuar majoritariamente no poder – aceitar e praticar a corrupção. Deu-se mal.

"É uma justiça mais severa com os inimigos de classe"

O atual ensaio de prender alguns políticos da elite política tem dois objetivos:
a) dar um puxão de orelha nos que concorrem para o agravamento das combalidas finanças do erário público, vítima de corrupção desvirtuadora da função estatal de manutenção da ordem capitalista vigente e que, no Brasil, tomou ares de inaceitável comportamento endêmico; 
b) desmoralizar a esquerda quando no exercício do poder, punindo-a pela aviltante prática de corrupção com a justificativa de que todos são iguais perante a lei (um falacioso lema republicano).
Apesar de ter sido expulso do PT sob o beneplácito de Lula e outros dirigentes petistas, tenho, pessoalmente, um desconforto pelo que representa a sua desonrosa prisão, explorada com júbilo pelos tradicionais e empedernidos defensores do capital e de tudo que ele incorpora.

O meu sentimento é de solidariedade humana a um septuagenário e de perda do que até aqui construímos. 

Infelizmente, a prisão atual difere daquela que foi imposta a Lula pela ditadura militar em 1980, quando era dirigente sindical. 

"Vida política brasileira nauseia até observadores desatentos"
Agora, sua prisão está manchada pela nódoa do corrupto pacto conciliatório com o que há de mais podre na vida política brasileira como forma de propiciar continuidade ao sujo jogo do processo eleitoral, cuja hipocrisia sistêmica (inclusive dos tribunais eleitorais) é de dar náusea mesmo a um observador menos atento.    

A nós, que lutamos por uma sociedade emancipada, só nos resta só nos resta tirarmos lições desse episódio, para que algo assim não se repita jamais; e esforçarmo-nos para nos colocar à altura do combate aos males do sistema capitalista, da sua opressão econômica e de sua hipocrisia institucional. (por Dalton Rosado).


Postado por celsolungaretti
Fonte: https://naufrago-da-utopia.blogspot.com.br/

Nota da diretoria do ANDES-SN sobre o Programa da Residência Pedagógica

Por ANDES
Nacional
Nota da diretoria do ANDES-SN sobre o Programa da Residência Pedagógica
Em um estudo preliminar é possível identificar que o Programa de Residência Pedagógica deve ser por nós analisado com muita preocupação. O Programa, lançado pelo governo Temer no início deste ano, fundamentado nas Portarias/CAPES 35 e 45/2018 e no Edital/CAPES 06/2018, demonstra ser mais um ataque à formação docente na educação básica.
63º Conad ocorre em Fortaleza entre 28 de junho e 1º de julho
O ANDES-SN convocou, por meio da Circular 098/18, o 63º Conad do Sindicato Nacional para a cidade de Fortaleza (CE), entre os dias 28 de junho e 1º de julho. Sediado pelo Sindicato dos Docentes da Universidade Estadual do Ceará (Sinduece – Seção Sindical do ANDES-SN), o Conad terá como tema central “Por um projeto classista e democrático de educação pública: em defesa da gratuidade, autonomia e liberdade acadêmica”.
Nota de repúdio da diretoria do ANDES-SN aos ataques à caravana do ex-presidente Lula
Nesta última semana aconteceram novos fatos que mostram traços do fascismo na tentativa de barrar a luta social e política. Temos denunciado a situação política muito delicada pela ação da seletividade da justiça, pela criminalização das lutas sociais e pela intervenção militar no Rio de Janeiro, tudo em nome da manutenção e ampliação dos privilégios da oligarquia financeira local enquistada na estrutura do Estado.
Seções Sindicais
Decisão judicial garante disciplina na UFBA sobre Golpe
A Justiça Federal da Bahia indeferiu no dia 28 de março pedido de liminar do vereador de Salvador Alexandre Aleluia (DEM) que queria suspender a realização de disciplina optativa na Universidade Federal da Bahia (UFBA) denominada “Golpe de 2016”. O vereador é um dos defensores da “Escola Sem Partido”, que visa cercear o debate e a produção acadêmica na educação brasileira em nome de suposta neutralidade.
Outras Lutas
Há 50 anos Martin Luther King era assassinado
No dia 4 de abril de 1968 era assassinado a tiros, na cidade de Memphis, Tennessee, Estados Unidos da América (EUA), o maior ícone da luta pacífica pelos direitos civis dos negros do país: Martin Luther King Jr. Nascido em Atlanta (EUA), no dia 15 de janeiro de 1929, King era filho e neto de pastores da Igreja Batista e resolveu seguir pelo mesmo caminho. Em 1951, formou-se em Teologia na Morehouse College. Quatro anos depois, concluiu doutorado em Filosofia pela Universidade de Boston.
Brasileiros lutam há 54 anos por verdade, justiça e reparação
Há 54 anos, entre 31 de março e 1º de abril de 1964, um golpe militar destituía o então presidente João Goulart e implantava a ditadura empresarial-militar no Brasil (1964-1985) que resultou em milhares de vítimas em todo o país junto com a implementação de uma política econômica de industrialização e arrocho salarial em benefício dos grandes monopólios.
Banco Central pede urgência em aprovação de PL que beneficia banqueiros
O Banco Central (BC) está pedindo que o Congresso Nacional aprove rapidamente o Projeto de Lei (PL) 9248/17 para garantir a remuneração diária de toda a sobra de caixa dos bancos – que já alcança R$ 1,14 trilhão – e desregulamentar a emissão e o controle da moeda. O PL 9248, apresentado em maio de 2017 pelo governo, faz parte da Agenda BC+, que compila uma série de medidas que favorecem o sistema financeiro em detrimento do investimento em áreas como educação e saúde.
Após pressão dos servidores, reforma da Previdência Municipal de SP é suspensa
Mais de 100 mil pessoas ocuparam as ruas para dizer não a reforma da Previdência. Servidores municipais estavam em greve desde o dia 8 de março contra o projeto.
Agenda
ABRIL
6- Reunião do Grupo de Trabalho de Política Educacional - GTPE do ANDES-SN, na Sede do ANDES-SN, em Brasília (DF).
6 e 7 - 4ª Etapa do Curso Nacional de Formação Política e Sindical do ANDES-SN com o eixo central "Movimentos Sociais: exploração, opressão e revolução"  com o tema  a ser abordado "Quilombolas, luta e revolução", na sede da Adufac Seção Sindical, em Rio Branco (AC)
6- Reunião do Grupo de Trabalho de Ciência e Tecnologia  - GT-C&T do ANDES-SN, na Sede do ANDES-SN, em Brasília (DF).
6- Reunião do Grupo de Trabalho de Verbas  - GT-Verbas do ANDES-SN, na Sede do ANDES-SN, em Brasília (DF).
7 e 8 - Reunião conjunta dos Grupos de Trabalho:  GTC&T, GTPE e  GT-Verbas, na Sede do ANDES-SN, em Brasília (DF).
13 e 14 - Reunião conjunta dos Setores das IFES, IEES-IMEs e dos GTs : GT-Carreira, GTPFS e GPTE, na Sede do ANDES-SN, em Brasília (DF). 
15 - Reunião do Setor dos Docentes das IEES/IMES do ANDES-SN, em Brasília (DF). Local a ser definido.
15 - Reunião do Setor dos Docentes das IFES do ANDES-SN, em Brasília (DF). Local a ser definido.
26 e 27 - Seminário Nacional da Comissão da Verdade – Título: continuidades da ditadura na universidade e na sociedade. Em São Paulo (SP).

MAIO
5 - Reunião Conjunta do GTPE e GTPCEGDS do ANDES-SN, na Sede do ANDES-SN, em Brasília (DF).
5 - Reunião do GTPCEGDS do ANDES-SN, na Sede do ANDES-SN, em Brasília (DF).
5 - Reunião da Comissão do Instrumento/Questionário, na Sede do ANDES-SN, em Brasília (DF).
5 - Reunião do Grupo de Trabalho de Política Educacional – GTPE do ANDES-SN, na Sede do ANDES-SN, em Brasília (DF).
9 e 10 – Eleições para a Diretoria do ANDES-SN, Biênio 2018-2020, em todo o país.
Para receber este informativo escreva para suporte@andes.org.br