Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

sábado, 1 de agosto de 2020

Prerrogativas lança "O livro das suspeições"

Os autores examinam os detalhes da operação e mostram como, em vários momentos, o então juiz Sergio Moro e os procuradores da força-tarefa assumiram uma postura parcial ou faltaram com a isenção.


Do prerrogativas – O Livro das Suspeições reúne 34 artigos originais de juristas e advogados que atuaram na “lava jato”. Os autores examinam os detalhes da operação e mostram como, em vários momentos, o então juiz Sergio Moro e os procuradores da força-tarefa assumiram uma postura parcial ou faltaram com a isenção. A proposta do livro é levar a história dos bastidores da “lava jato” para além da comunidade jurídica, apontado os fatos que estiveram por trás de uma operação que, sob o pretexto da moralidade, alterou profundamente os rumos da política brasileira.

Entre os autores estão os advogados Alberto Toron, Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, Carol Proner, Dora Cavalcanti, Fábio Tofic Simantob e Roberto Podval. A obra é coordenada por Lenio Streck e Marco Aurélio de Carvalho. De acordo com eles, na democracia, se um juiz se mostrar parcial, ele será afastado do processo. “Talvez por isso o Tribunal dos Direitos Humanos da Comunidade Europeia tenha cunhado o enunciado: Justice must not only be done; it must also be seen to be done”. Isto é, não basta o juiz ser imparcial; ele tem de parecer imparcial”, apontam na apresentação.

O livro pode ser baixado na íntegra clicando aqui

Fonte: Brasil 247

GOG: “Sem saber, o hip-hop já era Paulo Freire”

Rapper GOG (Foto: RAFAEL BEREZINSKI / DIVULGAÇÃO)

Em entrevista à TV 247, o rapper e escritor Genival Oliveira Gonçalves, mais conhecido pelo nome artístico GOG, bateu um papo com Ferréz na TV 247 sobre a cultura hip-hop e a importância da literatura marginal no cotidiano da periferia. 

Em conversa com o escritor Ferréz na TV 247, o artista fez questão de destacar a importância da literatura marginal aos moradores das comunidades, além de apontar a importância do rap como agente de transformação social.

“Eu acho que a discussão hoje do que é o hip-hop tá mais do que contemporânea (...) É um entretenimento a cena, mas de tão grande que é a possibilidade de diálogo com a comunidade o texto foi trazido para as nossas necessidades”, explica.

Segundo o músico e escritor, o rapper que conversa com a periferia pode buscar na literatura uma base importante esse processo de contato com o seu público, mas sem se esquecer do aprendizado vivido através do cotidiano.

“A primeira rima do hip-hop é com a comunidade, com a sua verdade, com a sua vivência, com a sua cultura. E, a partir daí, o hip-hop já é Paulo Freire desde sempre”.

Fonte: Brasil 247

DIA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E DO FOLCLORE PAUTARÃO AÇÕES VIRTUAIS NO MUSEU DO CAFÉ EM AGOSTO

Novidades aumentam o leque de programações online da instituição, que vem levando cultura para a casa dos seguidores da instituição desde março.

Com uma agenda consolidada de atrações no mundo digital, o Museu do Café, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, renovará várias atividades para agosto e implantará programações temáticas inéditas, cheias de conteúdo interessante para o público em casa. Algumas datas contempladas nesse calendário especial incluem o Dia Nacional do Patrimônio Histórico (17) e o Dia do Folclore (22). A participação é gratuita em todas as ações!

Oficina “Eureka com Café”

Dia 1, às 15h

No dia 1º de agosto, o MC convida as famílias a reunirem as crianças em frente à telinha do computador para acompanhar a oficina “Eureka com Café”, às 15h. Combinando aprendizados científicos sobre o grão e momentos artísticos criativos, o workshop ensinará como criar tintas naturais a partir do cafezinho. Por meio desse material, será possível elaborar desenhos incríveis – outra ação que, sem dúvidas, encantará o público infantil ainda mais.

Para participar gratuitamente, basta sinalizar o interesse no e-mail inscricao@museudocafe.org.br.

Curso online de café solúvel

Dia 7, às 16h

Em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (ABICS), o curso digital abordará o universo do café solúvel, apresentando um breve histórico desse item no Brasil e no mundo, diferentes tipos de produto, como prepará-lo e armazená-lo, e as categorias de qualidade. Com transmissão na plataforma Zoom, a conversa será liderada pela consultora Eliana Relvas. Ela é formada em engenharia de alimentos, pela Escola de Engenharia Mauá, pós-graduada em administração industrial, pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini – USP, e em Gastronomia, pelo Centro Universitário FMU.

O cadastro gratuito também precisa ser realizado pelo e-mail inscricao@museudocafe.org.br.

Lives com o barista

Dias 14 e 28, às 11h

Os momentos preferidos dos coffee lovers que seguem o Museu do Café continuam a fazer parte do cronograma de agosto. Com as transmissões do barista Hallyson Ramos, instrutor responsável pelos cursos de capacitação da instituição, o público em casa explora vários assuntos ligados ao preparo da bebida, incluindo a execução de receitas quentes e geladas, a utilização de diferentes métodos, teorias envolvendo o uso da água e pontos de moagem, e muito mais. Neste mês, os bate-papos acontecerão nos dias 14 e 28, às 11h, contando, ainda, com seções dedicadas às dúvidas dos espectadores ao final do vídeo.

Ações para o Dia Nacional do Patrimônio Histórico

Dia 17

Para comemorar o Dia Nacional do Patrimônio Histórico, em 17 de agosto, o Museu do Café alia-se, mais uma vez, ao Museu da Imigração, para uma live temática no Instagram, às 17h. Pesquisadores dos dois equipamentos apresentarão a história e a arquitetura dos edifícios que abrigam as instituições em Santos e São Paulo, respectivamente. Além disso, o MC promoverá uma semana de posts (tendo início na mesma segunda-feira) dedicados a informações e curiosidades sobre locais históricos de Santos, como o próprio edifício da antiga Bolsa Oficial.

Aula online de Cafeomancia

Dia 22, às 15h

Neste encontro virtual, o foco será a leitura da borra de café: quais materiais são necessários, como a bebida deve ser preparada, as posições dos símbolos nas xícaras e as interpretações das principais figuras. Promovida no Dia do Folclore, o objetivo da aula – além de proporcionar muita diversão e descontração em casa – é ensinar os participantes a analisarem as imagens na caneca.

Assim como na oficina “Eureka com Café” e no curso de cafés solúveis, os interessados em aderir, sem custo, devem entrar em contato pelo e-mail inscricao@museudocafe.org.br.

Live “Arquitetura de Fazendas”

Dia 27, às 17h

Ainda no Instagram, essa nova transmissão ao vivo será o destaque do final do mês. No dia 27, às 17h, o professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), André Argollo, conversará com os seguidores do Museu sobre a sua pesquisa envolvendo as estruturas e edificações de fazendas históricas, projeto que resultou no livro “Arquitetura do Café”.

Museu do Café

Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico – Santos/SP

Telefone: (13) 3213-1750

Funcionamento: temporariamente fechado

Cafeteria: de terça-feira a domingo, das 11h às 17h

Acessibilidade no local

museudocafe.org.br

Fonte: Portal BRASIL CULTURA