Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

domingo, 18 de abril de 2021

DIA MUNDIAL DA ARTE, Portugal - Por: LILIANA BORGES

 


DIA MUNDIAL DA ARTE,  Portugal…
 
O Dia Mundial da Arte foi aprovado pela International Art Association em 2012 para ser comemorado sempre a 15 de abril que tem como objetivo promover a atividade artística em todo o mundo. A data foi escolhida devido ao nascimento de um dos maiores génios artístico do globo, Leonardo da Vince, sua “Mona Lisa” é uma das pinturas mais conhecidas do mundo. 
 
Segundo a UNESCO, a arte desempenha um papel importante no compartilhamento de conhecimento, na promoção da curiosidade e do diálogo e para ONU, o desenvolvimento da arte é o meio de alcançar um mundo livre e pacífico.
 
E ainda, segundo a Wikipédia, “pode ser entendida como a atividade humana ligada às manifestações de ordem estética ou comutativa, realizada por meio de uma grande variedade de linguagens, tais como: arquitetura, desenho, escultura, pintura, escrita, música, dança, teatro e cinema, em suas variadas combinações.” 
 
Qualquer que seja o conceito, a arte adorna nossa vida com a adversidade de simbologias e culturas, seja um monumento ou um rabisco no papel. A bela arte é aquela que toca nosso coração, ativa nossa sensibilidade, nossas emoções, nossos sentimentos…
 
Não importa se o artista é um gênio famoso ou um desconhecido, mas que motive alguém por um momento parar e comtemplar, pois a beleza é completamente subjetiva, o que chama atenção de uma pessoa não que dizer que seja da mesma forma para outra. Estou longe de ser um crítico da matéria, mas para mim simplesmente arte é que enchem meus olhos e que me emociono, independentemente de quem a produziu.  
 
A arte é uma música que nos faz lembrar algo bom; é um espetáculo que viajamos na imaginação; é um bom livro; é um suntuoso monumento; é uma tela pintada por um artista em uma praça, é um músico tocando algum instrumento em uma estação; é um rabisco que nossos filhos nos presentearam quando crianças; são desenhos registrados nas cavernas pelos nossos antepassados; são as grutas escupidas pela natureza em milhares de anos…
 
Todos os lugares que conheci em Portugal sempre me deparei com encantadoras obras de arte, pois comumente estão associadas a um período na história, por si só elas narram os acontecimentos na época de sua origem. A exemplo das Joias Manuelinas, como o Mosteiro de Jerónimos e a Torre de Belém que mostram a grandiosidade do poderio econômico dos Descobrimentos.
 
E mais, o Parque dos Poetas que nos presenteia com belíssimas obras homenageando inúmeros escritores; Atalaia com seu Santuário; LX Factory, centro cultural e empresarial; o Palácio da Bacalhôa e sua Adega Museu; o Palácio Chiado anteriormente o Palácio Quintela; os bairros históricos de Lisboa; Parque das Nações, contemporâneo; Almada, o Cristo Rei e a Fragata D. Fernando da Glória; no Algarve com suas deslumbrantes grutas, obras da natureza; Montijo com suas graciosas flores…
 
 A arte está por aqui por todos os lados, nos cantos e recantos das Terras Lusitanas…
 
Estas preciosidades independentemente de onde estejam ornamentam e embelezam o nosso dia a dia, deixando nossa rotina mais leve…
 
Ademais viver também é uma arte…

Fonte: Potiguar Notícias

Grupo Estação de Teatro estreia novo espetáculo, "Candeia", nesta fim de semana

Sente-se ao longe cheiros de ervas, de velas queimando; de rezos em cânticos que nos fazem sentir uma candura de bênçãos. É noite, mas a luminosidade que se vê atravessa trevas e rompe silêncios. Nisto, aos poucos, percebemos um poder revolto matriarcal; pois quatro mulheres nos recebem em seu lar, nos levando em sonhos, por meio de histórias ao universo do resgatar almas. Candeia é luz, guia e caminho, é um sublime feminino que se expande, pedindo licença pra lhe benzer com as forças da mata, das ervas e da fé.  Esse pulsar de corações nos acende antigas chamas, porque somos levados a acessar nosso sagrado.

 
A equipe do espetáculo Candeia é, predominantemente, feminina, com elenco formado por Ananda K, Manu Azevedo, Múcia Teixeira, e Nara Kelly. A direção ficou por conta de Titina Medeiros; na dramaturgia, Cléo Araújo; na preparação corporal, Giovanna Araújo; músicas e preparação vocal, Ananda K. Na produção temos Talita Yohana; na direção de arte, João Marcelino e nas fotos de divulgação, Brunno Martins. O espetáculo seria presencial, porém, no momento, será transmitido no formato on-line, devido aos critérios pandêmicos. A Direção de fotografia; captação de imagens; edição e finalização; são de Rita Machado, finalizando com o som direto de Jonkat.
 
Candeia é uma realização do Grupo Estação de Teatro, com produção da TAYÓ Produções, viabilizado por meio dos recursos da Lei Aldir Blanc - Rio Grande do Norte; Fundação José Augusto; Governo do Estado do Rio Grande do Norte; Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, e Governo Federal.
 
SERVIÇO
 
Espetáculo CANDEIA - Grupo Estação de Teatro
Data: 17 e 18 de abril de 2021
Horário: 20h
Local: Canal do Grupo Estação de Teatro no Youtube – www.youtube.com/grupoestacaodeteatro 

Fonte: Potiguar Notícias

Atriz de “Peaky Blinders” e “Harry Potter”, Helen McCrory morre aos 52 anos

(Foto: Reprodução)

A notícia foi divulgada pelo marido dela, o também ator Damian Lewis, nas redes sociais

Revista Fórum - A atriz Helen McCrory, que ganhou fama ao atuar na franquia “Harry Potter” e na série “Peaky Blinders”, faleceu nesta sexta-feira (16), aos 52 anos, vítima de câncer.

A notícia foi dada pelo companheiro dela, o ator Damian Lewis, em seu perfil nas redes sociais. “Estou com o coração partido ao anunciar que, após uma longa batalha heroica contra o câncer, a bela e poderosa mulher que é Helen McCrory morreu pacificamente em casa, cercada por uma onda de amor da família e dos amigos”, escreveu Lewis.

Com 28 anos de carreira, Helen venceu o Bafta (Oscar inglês) em 1997 por sua atuação no filme “Streetlife”. Se tornou mundialmente famosa quando atuou na franquia “Harry Potter”, onde interpretava a bruxa Narcissa Malfoy, mãe de Draco Malffoy.

Continue lendo na Fórum.

Fonte: BRASIL 247

Cláudio Ribeiro e o Programa “Almoço à Brasileira” comemorando o dia do Índio.

Segunda-feira é dia 19. E o dia 19 de abril é conhecido no Brasil todo como o “Dia do Índio“, e essa data não foi escolhida à toa. Sua origem remete a um protesto dos povos indígenas do continente americano ainda na década de 1940, quando um congresso organizado no México se propôs a debater medidas para proteger os índios no território.

Por que celebrar o Dia do Índio?

A celebração do Dia do Índio tem como propósito também a preservação da memória e a reflexão crítica nas universidades, escolas e demais instituições semelhantes sobre o passado da relação de dominação e conquista das civilizações europeias no continente americano.

Instituição do Dia do Índio no Brasil

No caso do Brasil, o Dia do Índio foi instituído via decreto-lei, em 1943, pelo então presidente Getúlio Vargas, que exercia o poder de forma autoritária no chamado Estado Novo.

Cláudio Ribeiro e o Programa “Almoço à Brasileira”

OUÇA CLICANDO AQUI…

O programa “Almoço à Brasileira” apresentado pelo jornalista e compositor Cláudio Ribeiro, todos os sábados pelas ondas da Rádio Cidade 670 AM de Curitiba e FM 97.3 de Paranaguá. Programa tem a colaboração e participação de: Direção Artística Gustavo Sella, Edições e Montagens  Rafa Ribeiro e Direção Geral João Arruda. 

Arte, política e vida se entrelaçam quando o comunicador/compositor/poeta
 faz, de sua história, um caminho empenhado na escritura e no fazimento da cultura de seu país. É ocaso do múltiplo CLÁUDIO RIBEIRO, principal apresentador paranaense em oficio e que além de esbanjar sua criatividade em composições de própria autoria e em importantes parcerias, ainda se desdobra no exímio oficio de falar, escrever e poetar. Como “agitador politico e cultural” e, de uma forma precisa e profundamente poética vem traçando rumos e participando ativamente das mudanças políticas e sociais brasileiras.

Fonte: Portal BRASIL CULTURA