Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

sábado, 25 de janeiro de 2020

Meninas detidas no quarto ato do Passe Livre SP terão que provar que são “cidadãs de bem”

Policiais que prenderam as garotas são as testemunhas do caso e relatam vandalismo, população conta fato completamente diferente.
ATUALIZAÇÃO SOBRE PRISÕES NO ATO DO PASSE LIVRE SP, na noite desta quinta (24) em SP.
Dos 4 detidos no final do ato, 2 meninos foram liberados ainda durante a noite, início da madrugada.
Duas ativistas do movimentos foram detidas quando voltavam para casa e estão sendo acusadas de dano ao patrimônio, por isso, vão para audiência de custódia logo mais, às 10h, no Fórum Criminal da Barra Funda. Segundo o movimento passe livre, o delegado que acolheu a situação informou que mandou o caso para audiência de custódia para que as duas moças, que são estudantes, provem que são “cidadãs de bem”. Os Jornalistas Livres acompanharão todas as informações no local. Populares presentes no momento da abordagem disseram que as meninas nada fizeram, apenas estava se manifestando e que a versão dos policiais, que também são as testemunhas do caso, não condiz com a verdade. 
A foto é do momento da prisão de uma das ativistas, a que entrevistamos. Segundo testemunhas, não houve nenhuma resistência, mesmo assim, pelo menos 4 policiais rendiam a garota com bastante truculência no momento da prisão.
Informações atualizadas 12h04
Veja a entrevista realizada ontem, com uma ativista do Movimento Passe Livre, após apreensão de catraca simbólica, antes da ocorrência. Entenda.

O Aniversário de São Paulo é hoje, 25 de janeiro.

Esta data é um feriado municipal na capital paulistana.
O dia 25 de janeiro foi escolhido em homenagem à fundação do Colégio dos Jesuítas, considerado o marco zero da maior capital brasileira.
História da Cidade de São Paulo
No dia 25 de janeiro de 1554, os padres Manuel da Nóbrega e José de Anchieta fundaram o colégio que seria o centro de educação e formação dos indígenas para se adequarem ao modo de vida dos jesuítas.
Aniversário de São Paulo
A cidade de São Paulo recebeu este nome em homenagem ao apóstolo Paulo. De acordo com a tradição católica, ele teria se convertido ao cristianismo no dia 25 de janeiro, dia de festa para a Igreja Católica. Assim, neste mesmo dia foi celebrada a missa de fundação do Colégio dos Jesuítas.
O grande boom econômico e demográfico da região de São Paulo aconteceu graças ao ciclo do café, em meados do século XIX.
Atividades para o aniversário de São Paulo
Todos os anos, a prefeitura da cidade de São Paulo promove várias atrações para celebrar o aniversário da cidade, em todas as regiões da metrópole.
Shows ao vivo, exposições artísticas, circuitos culturais são alguns dos exemplos de programas que os paulistanos e turistas podem experimentar durante os dias festivos do aniversário de São Paulo (normalmente entre os dias 23, 24 e 25 de janeiro).
Algumas pessoas aproveitam esta data para realizar atividades de conscientização sobre os problemas sociais, ambientais e de infraestrutura que a capital paulista enfrenta. A escassez de água potável e a poluição do ar são alguns exemplos dessas crises.
Fonte: BRASIL CULTURA

‘O ESTUPRADOR É VOCÊ’

Um movimento feminista irá tomar as ruas de Shangri-la (Pontal do Paraná, litoral paranaense no dia 8 de fevereiro. ‘O estuprador é você’: é um protesto criado pelo coletivo chileno, e que tem sua versão brasileira assim como no México, Colômbia, Espanha, Austrália, Estados Unidos e França que foram tomados pelo manifesto. No Brasil, a primeira intervenção ocorreu no DF pelo grupo Movielas, durante o Festival de Cinema Brasileiro, no Cine Brasília. Depois em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul, entre outros estados.
Durante o movimento, participantes realizam uma intervenção por meio de danças, com olhos vendados com faixas pretas e cantam a música Un violador en tu camino, criada pelo coletivo chileno. A letra do hino feminista diz “a culpa não era minha, nem de onde estava, nem como me vestia. O “estuprador é você” e relata as diversas formas de violência contra a mulher.
A canção que ganhou o mundo é baseada nos textos da antropóloga feminista argentina Rita Segato.
A intenção é denunciar a violência contra a mulheres e expor teses feministas.
Em Pontal do Paraná, o protesto é organizado por integrantes de vários movimentos pela vida da mulher: Associação de Moradores, PT, UBM (União Brasileira de Mulheres), UJS, Secretaria Estadual de Cultura do PCdoB, estudantes – ”As meninas feministas fazem coreografia denunciando o Estado, como um dos violadores das mulheres. O ato que se espalhou pelo mundo e, dia 8 de fevereiro, é a vez do litoral paranaense representar o movimento pela vida, contra a violência e o feminicídio”, disse, assistente social Nilsa Ramos coordenadora do movimento. Wagner , cineasta que Cursa sociologia na PUC será o documentarista do movimento. Também existe a possibilidade da presença das meninas do “Baque Mulher” grupo que sofreu ataque à sua liberdade de expressão artística e cultural em Matinhos recentemente. (veja a matéria aqui)
O objetivo delas é traduzir “teses de autoras feministas em um formato performático com a finalidade de alcançar uma múltipla audiência em especial nesse período de verão no litoral”.
PONTAL DO PARANÁ – Balneário de Shangri-lá
8 fevereiro de 2020
ACOMPANHE O VÍDEO

Mulheres fazem coreografia do hino , ” El violador és tú “. (Telma Mello Movimento de Mulheres Negras).

Serviço:
O ESTUPRADOR É VOCÊ
Performance em Pontal do Paraná
Data: 08/02/2020
Horário: 14 horas
Local: Balneário de Shangri-lá – Praia Central
Acesse este link para entrar no meu grupo do WhatsApp:
https://chat.whatsapp.com/LssVCUhcRykHtWKJSMtRwj