Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

domingo, 3 de maio de 2020

Mais de 40 mil pacientes foram recuperados do coronavírus, diz ministério


(Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)
O número representa 42,4% do total de 96.559 pacientes diagnosticados com a doença até agora
247 - Levantamento apresentado pelo Ministério da Saúde neste sábado (2), mostra que 40.937 pessoas são consideradas recuperadas da Covid-19 no país.
O número representa 42,4% do total de 96.559 pacientes diagnosticados com a doença até agora.
Ainda de acordo com o ministério, 48.872 (50,6%) casos estão em acompanhamento no momento, e 6.750 (7%) faleceram em decorrência da infecção provocada pelo coronavírus, sendo que 1.330 óbitos ainda estão sendo investigados por suspeita de serem provocadas pelo coronavírus.
Fonte: Brasil 247

Especialista explica por que nenhuma vacina conseguirá parar o coronavírus


(Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasi)
Seth Berkley, médico epidemiologista, alerta em um artigo no New York Times para que a existência de uma vacina, mesmo eficaz, pode não ser suficiente para deter a pandemia.
Sputnik - OMS registrou 102 laboratórios no mundo desenvolvendo vacinas contra o novo coronavírus. Contudo, mesmo que várias se revelem eficazes, pode não ser suficiente para erradicar o vírus, adverte médico.
Nos cálculos da Organização Mundial da Saúde, divulgados em 28 de abril, já haveria um total de 102 laboratórios em todo o mundo focados no desenvolvimento de uma vacina contra o coronavírus SARS-CoV-2. Contudo, o número real poderia ultrapassar as duas centenas.
No entanto, Seth Berkley, médico epidemiologista, alerta em um artigo no New York Times para que a existência de uma vacina, mesmo eficaz, pode não ser suficiente para deter a pandemia.

Eficaz se for global e acessível

De fato, mesmo que uma vacina se mostre eficaz e comece a ser distribuída, é preciso assegurar a igualdade de acesso à mesma, defendeu Berkley, que também é diretor executivo da GAVI Alliance, uma organização internacional que promove o acesso à imunização em países pobres.
Berkley recordou o caso da gripe suína H1N1, que matou mais de 200 mil pessoas em todo o mundo em 2009.
Não se tendo revelado tão severa quanto uma gripe sazonal, para ela foi desenvolvida uma vacina eficaz. No entanto, só foi distribuída em países ricos, ficando o resto do mundo privado dela.
"É isso que está errado quando acordos de fabricação ou políticas internas de exportação em países produtores de vacinas impõem restrições à sua disponibilidade internacional", comentou Berkeley.
Berkley teme que um cenário semelhante possa se repetir com a pandemia do coronavírus, que já ceifou a vida a mais de 230.000 pessoas em todo o mundo. Neste caso, e novamente, apenas os países mais ricos poderiam adquirir vacinas suficientes para imunizar suas populações.

Pandemia fora de controle

A pandemia poderia assim ficar fora de controle em países que não têm condições de se provisionar com vacinas suficientes, tanto mais que seus sistemas de saúde são em regra mais fracos, tendo pouca capacidade de rastrear a disseminação do vírus.
"Estes países também têm uma capacidade limitada para pagar por vacinas, razão pela qual a organização que dirijo, a Gavi Vaccine Alliance, fornece subsídios a países para comprá-las", afirmou Berkeley.
Segundo o especialista, os líderes mundiais devem pensar de maneira global, e não nacional, as formas de combater a pandemia e garantir que todas as regiões do mundo tenham acesso à vacina.
Caso contrário, o coronavírus SARS-CoV-2 continuará a circular e a se disseminar.

Busca pela vacina

A fundação Coalizão para Acesso Igualitário à Vacina (CEPI, na sigla em inglês), lançada em 2017 para acelerar o desenvolvimento de vacinas contra doenças infecciosas emergentes, já financiou mais de nove projetos para desenvolver uma vacina contra o SARS-CoV-2, mas precisará ainda de mais US$ 2 bilhões (R$ 10,89 bilhões) para que pelo menos três desses candidatos consigam passar nos requisitos regulatórios e de qualidade e completem os testes de eficácia.
O mundo precisará então de assegurar os fundos necessários para garantir a capacidade de produção e poder dessa forma disponibilizar bilhões de doses para a população mundial durante os próximos 18 a 24 meses.
Sobre este ponto, a fundação está trabalhando para criar um mecanismo que garanta a igualdade de acesso à vacina.

Assegurar alcance global

Os ministros da Saúde de 20 países, juntamente com a presidente da Comissão Europeia e o diretor-geral da OMS, já se comprometeram a acelerar o desenvolvimento, a fabricação e a distribuição equitativa das vacinas.
"Só protegendo todos aqueles em situação de risco é que conseguiremos deter este surto e responder eficazmente a surtos futuros. Na corrida para desenvolver uma vacina contra o coronavírus, todos e em toda parte devem ser vencedores", concluiu Seth Berkley.
Fonte: Brasil 247

Pandemia avança: com 421 novas mortes, Brasil registra 6.750 óbitos

Valas abertas no cemitério de Vila Formosa, em São Paulo, após início de epidemia do coronavírus 02/04/2020
O país registra 6.750 mortes neste sábado (2), sendo que na sexta-feira (1º de Maio) eram 6.329. Isso representa que 421 mortes registradas em 24 horas.
247 - Balanço do Ministério da Saúde deste sábado (2) sobre os casos de coronavírus no Brasil mostram que a pandemia continua a crescer.
O país registra 6.750 mortes neste sábado, sendo que na sexta-feira (1º de Maio) eram 6.329. Isso representa que 421 mortes registradas em 24 horas.
No total, 96.559 casos de contaminação foram confirmados. Na sexta, eram 91.598. Em 24 horas, foram 4.970 novos casos confirmados.
Somente em São Paulo, epicentro da pandemia no país, são 31.174 casos e 2.586 mortes. O Rio de Janeiro tem mais de 10.000 pessoas infectadas, registrando 10.546 casos e 971 mortes.
Fonte: Brasil 247

Mazzaropi hoje no “Almoço à Brasileira” com Cláudio Ribeiro

O Programa “Almoço à Brasileira” , com a apresentação do jornalista e compositor Cláudio Ribeiro, de hoje irá reprisar um especial sobre Mazzaropi e as músicas incluídas em seus filmes. Ele viveu por 69 anos e faleceu, em 1981, vítima de câncer na medula.
Hoje às 13 horas – Rádio Cidade AM Curitiba e Rádio Cidade FM Paranaguá 
       Acesse – http://www.radios.com.br/play/13214
Mazzaropi nasceu em São Paulo, em 9 de abril de 1912, mas foram suas temporadas na casa do avô materno, em Tremembé (interior do estado), que deram a ele o gosto pela vida no campo. Mais tarde, essa vivência seria a inspiração para a série de filmes cômicos do caipira que carrega seu sobrenome.
O ator iniciou sua carreira como ator, aos 20 anos de idade, na montagem chamada A herança do Padre. Em 1935 ele viajou com sua companhia de teatro, a Troupe Mazzoropi, em uma turnê que durou os 10 anos seguintes.
O artista estrelou o programa Rancho Alegre, que na década de 1940 ia ao ar todos os domingos na extinta Rádio Tupi. A encenação ganhou as telas da também extinta TV Tupi, em 1950.
Cinema
Em 1952, Mazaaropi iniciaria sua carreira no cinema, arte que o tornaria reconhecido e lembrando. Seu primeiro filme, Sai da Frente, foi rodado naquele ano, e três anos mais tarde ele vendeu sua casa para criar a produtora Produções Amácio Mazzaropi (PAM Filmes). A artir de então, passa a produzir, dirigir e auar em seus próprios filmes, que foram distribuídos para todo o Brasil.
Os filmes do cineasta são frequentemente exibidos na TV Brasil, e costumam registrar audiência mais alta do que o restante da programação da emissora, perdendo apenas para eventos localizados, como o desfile de 7 de setembro ou algumas transmissões do Campeonato Brasileiro. Todos eles mostram o personagem caipira vivendo situações diversas, que vão desde problemas em sua cidade até uma confusão que o leva a Bariloche. Relembre alguns deles:
No longa “A Banda das Velhas Virgens”, Mazzaropi é um caipira que tem o sugestivo nome de Gostoso. Ele é o maestro de uma hilariante banda feminina formada por senhoras idosas e beatas. Orgulho da pequena cidade, a banda é mantida pelos donativos recolhidos pela igreja.
​”Meu Japão Brasileiro”: Em uma comunidade rural nipo-brasileira, Mazzaropi é um agricultor chamado Fofuca que enfrenta a exploração descarada do “seu” Leão, responsável por intermediar os negócios entre os produtores e o comércio na cidade.
Em “Jecão… Um fofoqueiro no céu”, Jecão Espinheiro se vê envolvido com problemas relacionados à sua sorte com dinheiro. Ele e o filho Martinho ganham na Loteria “Espiritiva” e vão para São Paulo para receber seu prêmio.
Em plenos anos 1970, Mazzaropi falou às multidões sobre assuntos importantes como o preconceito racial. No filme Jeca e seu filho preto, o humorista interpreta Zé, o pai de um rapaz que (misteriosamente) é negro
Seu último filme, “O Jeca e a Égua Milagrosa” mostra a história de dois fazendeiros, Libório e Afonso, que disputam votos para ganharem a eleição para a prefeitura de uma cidade pequena. Eles têm terreiros de umbanda e candomblé, utilizando os espaços para ganharem frequentadores e votos.
ALMOÇO À BRASILEIRA
O programa “Almoço à Brasileira” apresentado pelo jornalista e compositor Cláudio Ribeiro, todos os sábados pelas ondas da Rádio Cidade AM de Curitiba e FM de Paranaguá, traz em seu cardápio musical composições que fazem demonstrações musicais sobre vários assuntos – amor, mulher, malandro, paixões, saudade etc… Hoje Cláudio Ribeiro irá demonstrar um estilo de discurso na música caipira que são as crônicas versando sobre pescaria. Como estamos na quaresma e a opção alimentar é o peixe, sabendo que a pescaria é feita com anzol. Uma casa com tijolos. O afeto é feito com todo o amor. E programa “Almoço à Brasileira” é feito com sensibilidade de quem espera a volta da jangada e do pescador…
Você já deve ter escutado os apelos do governo e dos amigos nas redes sociais: em tempos de coronavírus, é melhor não sair de casa. Mesmo que você não esteja no grupo de risco, e esteja sem sintomas, a recomendação é praticar o chamado isolamento social e evitar circular pelas ruas. Fique em casa e ligue o Rádio.
Com o avanço do novo coronavírus, muitas empresas puseram em prática o chamado ‘home office’, determinando a permanência dos funcionários em casa, trabalhando online. A solução de recorrer ao modo remoto é uma forma de manter a produção e, ao mesmo tempo, prevenir a proliferação da doença. O momento é de conscientização, faça sua parte! Isolamento social (ouvindo Rádio Cidade) é recomendação da Organização Mundial da Saúde. Se você se enquadra nessa situação, ou se está de quarentena, aí vai uma sugestão – ouça o programa “Almoço à Brasileira” todos os sábados às 13 horas pela Rádio Cidade AM de Curitiba e 97.3 de Paranaguá, apresentado pelo jornalista e compositor Cláudio Ribeiro.
Fonte: Portal BRASIL CULTURA