Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

sexta-feira, 9 de outubro de 2020

Vídeo mostra em detalhes as instalações do antigo estádio Machadão (Natal-RN) - Por Henrique Araújo - https://curiozzzo.com

Estádio João Cláudio de Vasconcelos Machado, mais conhecido como Machadão, foi um estádio de futebol da cidade do Natal (Rio Grande do Norte), projetado pelo arquiteto Moacyr Gomes da Costa, era considerado um dos mais belos do Brasil.

O Machadão foi inaugurado em 4 de junho de 1972, e inicialmente foi batizado com o nome de Estádio Humberto de Alencar Castelo Branco e conhecido simplesmente como “Castelão”. A partida inaugural foi uma rodada dupla entre ABC (1) versus América (0), e Vasco da Gama versus Seleção Brasileira Olímpica, que saíram no zero à zero.

Somente em 1989 teve seu nome alterado em definitivo em homenagem a João Machado, presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol entre os anos 50 e 70.

Em Julho de 2010 a TV OESTE, emissora da cidade da Apodi (RN), ao tomar conhecimento de que o estádio seria demolido para a construção do atual Arena das Dunas, resolveu fazer uma visita e mostrou em detalhes as instalações do estádio, confira:

O estádio Machadão (juntamente com o ginásio Machadinho) foi demolido entre 21 de outubro de 2011 e 25 de novembro do mesmo ano. No seu lugar, foi construída a Arena das Dunas, para a realização da Copa do Mundo FIFA de 2014 na cidade.

Gostou veja como o futebol começou no Rio Grande do Norte

Foto da capa: Mansueto77. Produção e edição do vídeo: TV OESTE e Jaramataia.

Saiba porque Cidade Satélite (Natal-RN) já foi considerada “cidade proibida” - Por HENRIQUE ARAÚJO - CURIOZZZO.COM



A construção de Cidade Satélite, o maior de todos os conjuntos, objetivava a criação de 6 mil casas e foi subdividida em três etapas. Na Etapa I, as ruas recebem nomes de serras brasileiras e pássaros. Na Etapa II, as ruas recebem nomes de rios. Na Etapa III, as ruas recebem nomes de árvores brasileiras.

Mas a construção do conjunto foi marcada por algumas polêmicas, e na principal delas ela ficou conhecida como “Cidade Proibida”:

O Conjunto Cidade Satélite é um dos maiores conjuntos habitacionais da América Latina, e faz parte de um complexo de conjuntos habitacionais situados no bairro do Pitimbu, em Natal.

A construção de Cidade Satélite, o maior de todos os conjuntos, objetivava a criação de 6 mil casas e foi subdividida em três etapas. Na Etapa I, as ruas recebem nomes de serras brasileiras e pássaros. Na Etapa II, as ruas recebem nomes de rios. Na Etapa III, as ruas recebem nomes de árvores brasileiras.

Mas a construção do conjunto foi marcada por algumas polêmicas, e na principal delas ela ficou conhecida como “Cidade Proibida”:

Mas como assim? Vamos lá… pra começar o conjunto foi construído numa área ainda com a urbanização prematura. Havia falta [ou deficiência] de infraestruturas básicas, como comércio de bens e serviços e transporte público. Vale lembrar aqui que o conjunto foi construído na entrada de Natal, um lugar à época longínquo para grande maioria das pessoas.

Não sendo o bastante, o Secretário de Planejamento do governo e a Diretoria da Incorporação, responsável pela construção do conjunto, divergiram sobre a área física em que o mesmo estava sendo erguido, e a construção foi assim proibida. E por um motivo bem sério.

Isso porque a área de dunas, palco do novo conjunto, foi considerada área de preservação natural. Segundo o secretário da época o Plano Diretor da cidade vedava a construção em áreas localizadas das dunas, que vão da Praia do Forte até Ponta Negra, e do Viaduto até o limite do município. Além do mais havia por lá “um potente lençol freático”.

Hoje as residências do “Satélite”, como é mais conhecido, compõem cerca de 97,62% dos imóveis do conjunto, já os estabelecimentos comerciais apenas 1,65%. A população é composta por mais de 23.000 habitantes.

Se gostou conheça detalhes curiosos de como surgiu o bairro do Alecrim

Fonte: Cidade Satélite: cidade proibida, 1977, p. 1. Produção do Espaço Residencial em Natal: renda, segregação e gentrificação nos conjuntos habitacionais/ Sara Raquel Fernandes Queiroz de Medeiros. – Natal, RN, 2015 e Censo IBGE 2000.