Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

domingo, 8 de outubro de 2017

A peleja da Cobra Coral e do Lobo contra os gigantes estrangeiros – Por Inácio França*

santa

Quanto um clube de futebol recebe a cada camisa oficial vendida a preços próximos ao patamar de R$ 300,00? Talvez seja difícil acreditar, mas na maioria dos contratos assinados entre clubes e as grandes marcas de material esportivo, o percentual de royalties raramente chega a 10% do preço final.
Na verdade, só os maiores clubes de massa, a exemplo de Flamengo e Corinthians, conseguem contratos tão “bons” assim. Para esses, compensam também as luvas milionárias oferecidas pela fornecedora para adquirir o direito de produzir camisas valiosas, fáceis de vender em quase todos os cantos do país.
Para os clubes de massa fora do eixo Rio-São Paulo, as marcas globais não abrem os cofres com facilidade: fornecem o material de jogo em quantidade, repassam os royalties correspondentes às vendas e, no ato da assinatura, pagam luvas muito aquém daquilo que os torcedores imaginam.
Nesses casos, os clubes não interferem na criação do design das camisas – resignando-se aos templates -, e sequer têm o direito de cobrar a venda de produtos alternativos, como camisas de passeio, agasalhos ou calções.
Até o final de 2015, o momento de renovar um contrato ou procurar um novo fornecedor de material gerava mais frustração que alegrias. Então, o Paysandu pensou “fora-da-caixa”, quebrou paradigmas e deu origem a uma tendência que começa a preocupar tanto as multinacionais quanto as brasileiras do ramo.
Naquele ano, o clube paraense era atendido pela Puma, empresa que, no início da gestão do ex-jogador Vandick como presidente, havia se negado a renegociar um contrato draconiano. Na época, o diretor jurídico era Alberto Maia, eleito presidente para o mandato 2015-2016, quando terminava o contrato com a marca. Maia esperou e deu o troco com estilo: ignorou os afagos da multinacional e mudou as regras e as fronteiras do mercado.
Em vez da Puma, o Paysandu entrou em campo no início de 2016 com outro animal estampado no peito: o Lobo, mascote que a torcida tinha relegado ao segundo plano e foi resgatado para batizar a primeira marca própria de um time de futebol brasileiro.
O Paysandu quase caiu de volta para a série C, mas vendeu mais de 120 mil peças e lucrou pouco menos de R$ 9 milhões. Para ter ideia do que isso significa, na mesma temporada o Atlético-PR conseguiu vaga na Libertadores, mas vendeu menos de 80 mil peças.
A marca Lobo apontou um caminho: de gargalo, a escolha da marca a vestir atletas e torcedores se transformou em tática para diversificar as fontes de receitas dos clubes que não faziam parte do famigerado Clube dos 13 e não recebem as cotas privilegiadas de TV.
Depois do Paysandu, outros cinco clubes fizeram a mesma opção. Por ordem cronológica:
Fortaleza (marca Leão 1918 ), no primeiro semestre de 2016;
Juventude (marca 19Treze) em meados de 2016;
Joinville (marca 8CTA), em janeiro deste ano;
Treze de Campina Grande (marca Galo), em março de 2017;
finalmente, o Santa Cruz (marca Cobra Coral), em maio de 2017.
Para Juventude e Joinville a mudança é apenas tática, pois pouca coisa mudou na oferta de produtos, na comercialização e na comunicação.
Nos clubes do Norte e Nordeste, principalmente Santa Cruz, Paysandu e Fortaleza, a opção pela marca própria tem valor estratégico, com modificações nas relações do clube com o mercado e com a própria torcida, influenciando também a rotina das respectivas gestões.
O objetivo é um só: otimizar o potencial das marcas próprias, diversificando ainda mais as receitas, reduzindo a dependência das emissoras de TV e das multinacionais do setor.
O Paysandu tem quatro lojas próprias, criou um departamento exclusivamente para tratar da estrutura de comercialização e da imagem da marca, vinculando a comunicação do clube e da Lobo. Várias campanhas publicitárias tornaram a marca respeitada até pelos rivais locais.
A Leão 1918 do Fortaleza demorou um pouco mais para ser aceita pelos torcedores cearenses, mas com duas lojas instaladas pela empresa fabricante do enxoval, criou mecanismos de marketing para superar as barreiras iniciais.
Seguindo a tendência há menos tempo, o Santa Cruz tenta aproximar-se do modelo do clube de Belém que, aliás, vem compartilhando informações estratégicas com o tricolor pernambucano, exemplo de solidariedade incomum no competitivo ambiente do futebol.
Com lojas terceirizadas, o Santinha – como é chamado pelos seus torcedores – está criando um departamento autônomo para desvincular a operação da Cobra Coral da voracidade do dia-a-dia, algo comum aos clubes de massa. Com quatro meses de atividade, a nova marca já rendeu ao clube valores superiores àqueles que o contrato com a fornecedora anterior renderia em um ano inteiro de execução.
Um traço comum às lojas Lobo, Leão 1918 e Cobra Coral: o torcedor dispõe de dezenas de produtos diferentes, incluindo peças que as grandes marcas jamais colocariam à venda em razão da procura limitada, a exemplo de agasalhos de frio ou camisas usadas pelos jogadores na concentração.
A tendência parece estar consolidada e deverá incomodar ainda mais Nike, Adidas, Umbro, Topper, Puma, Under Armour e as concorrentes menores, pois outros três clubes já começaram a prospectar fabricantes para produzir suas próprias marcas a partir de 2018: o Clube do Remo (PA), CSA (AL) e o Vasco da Gama, que seria o primeiro gigante do eixo Rio-São Paulo a fazer essa opção.

* Inácio França é jornalista, diretor de comunicação do Santa Cruz e autor do romance “Terezas”.

Fonte: UJS

Maior festa alemã no Brasil, Oktoberfest movimenta Blumenau neste mês

Oktoberfest

Para coroar a tradição cervejeira, a cidade de Blumenau (SC) irá celebrar, a partir desta quarta-feira (4), a 34ª edição da Oktoberfest. O evento, que já recebeu 21 milhões de pessoas, responsáveis pelo consumo de 11 milhões de litros de cerveja, deu à cidade o título de Capital Brasileira da Cerveja e garantiu à festa a posição de segunda mais importante do mundo, perdendo apenas para Munique, na Alemanha.
Os 19 dias de atividades (a festa segue até 22 de outubro) preservam o folclore, memória e tradições alemãs. A riqueza cultural da Oktoberfest se revela nas músicas, danças e na gastronomia típica. O turista interage com a cultura germânica por meio de sociedades esportivas, recreativas e culturais como os clubes de caça e tiro, de danças folclóricas, entre outros, que dão o colorido especial ao evento.
As apresentações e os desfiles no centro da cidade e nos pavilhões da festa contagiam os visitantes e moradores com seus trajes típicos. Bandas e fanfarras passam por uma seletiva para desfilar na Oktoberfest. Os turistas, previamente inscritos, também participam dos desfiles com três mil participantes e 15 grupos folclóricos por apresentação.
O Concurso Nacional de Tomadores de Chope em Metro sempre anima o Parque Vila Germânica. A disputa ocorre todas as noites, entre homens e mulheres, maiores de 18 anos, com a participação de blumenauenses e turistas. Vence a competição o concorrente que beber um metro de chope (600 ml), em menos tempo, sem babar e sem tirar a tulipa da boca. Como o objetivo da brincadeira é premiar o mais rápido bebedor, o chope da competição é sem álcool, ou seja, até o motorista da rodada pode participar da disputa.
Origem
A festa de Blumenau foi inspirada na Oktoberfest de Munique, consolidada em 1845 e que atualmente reúne cerca de 10 milhões de participantes. O consumo de cerveja chega a 7 milhões de litros por edição. A origem remonta a um casamento real da Baviera, em 12 de outubro de 1810, comemorado com uma corrida de cavalos. A cerveja, combustível atual da festa, era proibida e só entrou para as comemorações em 1918.
No Brasil, a Oktoberfest de Blumenau teve sua primeira edição organizada em 1984 para ajudar na reconstrução da cidade, que havia sido inundada pelo rio Itajaí. Em 10 dias, o festival reuniu 100 mil participantes. Nas últimas edições foram registradas, em média, 500 mil participantes.
Fonte: Governo do Brasil, com informações do Ministério do Turismo