Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

terça-feira, 15 de novembro de 2016

Aos secundas, com carinho!

Foto: The Intercept
Estudantes ocupam o país em repúdio à MP de reformulação do ensino médio, Escola Sem Partido e PEC 24.
Contra a MP que “deforma” o ensino médio, pequenos heróis tomaram conta do feed de notícias. Vídeos, danças, paródias, coragem e discursos contundentes transformaram a sala de aula em espaço de resistência máxima ao desmonte da educação e fizeram o mundo respeitar a luta dos secundas.
Desde a publicação da Medida Provisória de Reformulação do Ensino Médio (MP 746), em 22 de setembro, os estudantes comandam ocupações de escolas em todo o Brasil.
Mais de mil escolas e institutos federais ocupados
“A MP é uma ‘deformação’ interessada apenas em formar mão de obra barata e tecnicista. As ocupações denunciam a falta de democracia e o autoritarismo da MP que não condiz com o modelo de ensino médio que queremos”, explica a presidenta da UBES, Camila Lanes.
Ao propor que as disciplinas sejam agrupadas em grandes áreas do conhecimento, o ex-ministro da Educação, filósofo e professor da Universidade de São Paulo (USP), Renato Janine aponta para o risco da MP aumentar desigualdades. “Em muitos casos a escola vai fornecer apenas uma ou duas opções de aprofundamento, principalmente em cidades pequenas”, critica.
Os professores alertam sobre os retrocessos que a reformulação trará à carreira docente. “O notório saber mexe na Lei de Diretrizes e Bases, que diz respeito à contratação dos professores”, salienta a presidenta do Sindicato dos Professores de São Paulo (Apeoesp), Maria Izabel Azevedo.
infográfico MP X Reforma UBES

CONTRA ESCOLA SEM PARTIDO

Nas ocupações, a mensagem é clara: a autonomia e a livre organização não se negociam, por isso, o movimento se posicionou contra o Projeto de Lei ultraconservador, Escola Sem Partido (PL 867), que censura e persegue a liberdade de expressão no ambiente escolar.

CONTRA A PEC DO FIM DO MUNDO

As ocupações encampam nas escolas públicas e institutos federais o enfrentamento à PEC 241 que congelará investimentos no setor nos próximos 20 anos, impedindo a implementação do PNE e a meta de atingir 10% do PIB para a educação.

Fonte: UBES

Nenhum comentário:

Postar um comentário