Da Unifesp
EMENTA:
Este curso se constrói no âmbito das ações afirmativas e assistência estudantil, visando dar respostas contundentes e profícuas às situações institucionais que envolvem principalmente práticas racistas e sexistas junto ao corpo discente. Desta forma, a ementa deste curso invoca temas conhecidos ressignificados num amplo e novo debate e enfoque. Discutiremos assim o impacto da história da escravidão no imaginário social e nos processos civilizatórios e indenitários. Abordaremos temas conceituais como raça/etnia, grupo étnico, etnicidade, racialismo, entre outros, além da representação social que negros e não negros da educação e socialização para compreender as diferenças. Daremos ênfase à produção sobre racismo e saúde mental, numa releitura de autores como Frantz Fanon e Alberti Memmi. O sofrimento ético-político: inclusão perversa e humilhação, raça/racismo no contexto das ciências e profissões voltadas ao atendimento à saúde mental. A organização da população negra, a intervenção à saúde mental e o aprendizado sobre o grupo “Linguagem e Memórias Emancipatórias”.
OBJETIVOS:
• Aprofundar o debate acerca da temática étnico-racial no contexto das ações afirmativas e assistência estudantil e demais políticas públicas;
• Refletir acerca do impacto do racismo na saúde mental;
• Promover integração entre estudantes e profissionais em torno da temática, bem como desenhar as estratégias para intervenção;
• Socializar o conhecimento acerca da metodologia do grupo “Linguagem e Memórias Emancipatórias”;
• Colaborar com a superação das situações que envolvem práticas racistas no contexto da Universidade;
• Estimular a organização dos estudantes em torno da proposta do grupo “Linguagem e Memórias Emancipatórias”;
METODOLOGIA/ ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS:
O curso será desenvolvido semipresencialmente.
A proposta é trabalharmos na perspectiva da gestão do conhecimento, visando mudanças na cultura organizacional, no que tange à temática étnico-racial no desdobramento do racismo institucional, de estigmas e do impacto na saúde mental. Objetivamos, também, criar um espaço no qual discentes, técnicos e professores possam dialogar e explicitar valores e sentimentos instalados acerca do tema, ressignificá-los e propor ações institucionais para superação.
Ele será ministrado através do MOODLE/UNIFESP/PRAE, espaço virtual no qual acontecerão os fóruns de debate, bem como será cadastrado no SIATEX – Sistema de Registro de Acompanhamento de Atividades de Extensão para obtenção de certificação. As aulas presenciais acontecerão a partir de tutoria local, com e sem participação direta do professor.
As inscrições serão feitas tendo como referências os seis campi. Serão destinadas dez (10) vagas para cada campi, considerando a demanda interna (profissionais, alunos da pós-graduação) e parceiros técnicos de outras universidades públicas.
O conteúdo programático será dividido em 90 horas. 72 horas de atividades incluindo um seminário que será também aberto ao público externo. Também serão computadas 18 horas de atividades que deverão ser realizadas pelos estudantes de cada polo/campi. Esta atividade poderá ser uma campanha, debates, entre outras atividades envolvendo as temáticas discutidas durante o curso.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
1- O tempo longo: o impacto da história da escravidão no imaginário social;
2- Breve digressão sobre as identidades;
3- Socialização da população negra no século XX;
4- O sofrimento ético-político: inclusão perversa e humilhação;
5- Raça/racismo no contexto das ciências e profissões voltadas ao atendimento à saúde mental;
6- A organização da população negra na intervenção a saúde mental;
Aprendendo sobre o grupo “Linguagem e Memórias Emancipatórias”.
Carga horária: 72 horas / 18 horas de atividade de aplicação prática no local de trabalho, totalizando – 90 horas
Número de vagas: 90 e no mínimo 20
Vagas prioritariamente destinada aos profissionais dos NAEs/PRAE e demais profissionais da UNIFESP
Serão disponibilizadas vagas profissionais das Pró-Reitorias de Ações Afirmativas da UFBA e UFRB.
DIAS DA SEMANA: A partir do dia 10 de maio de 2017, em cada 4º feira (a partir das 14h), estará disponível uma nova aula na plataforma MOODLE.
Este curso requer uma dedicação de ao menos 6 horas semanais para o estudo dos conteúdos e a realização dos exercícios. Essas horas poderão ser distribuídas de acordo com a organização de cada polo/campi. Todavia, fixaremos as sextas-feiras para os encontros presenciais, no qual os profissionais, em conjunto com o acompanhamento de um tutor ou/não, deverão aprofundar os textos, assistir filmes conjuntamente e/ou trazer um convidado externo. Alguns polos já têm definido a tutoria externa. Cada grupo deverá eleger um coordenador/tutor local. Este tutor será cadastrado e receberá a diplomação por essa atividade.
Inscrições: https://goo.gl/forms/kWgxzejCYbTwhJdl1
Mais informações no documento abaixo:
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