Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

quarta-feira, 5 de julho de 2017

Bumba-Meu-Boi representa cultura e identidade do Maranhão

boi
Na sexta-feira (30) próxima passada, comemorou-se o Dia Nacional do Bumba-Meu-Boi, manifestação símbolo da cultura do Maranhão. Os rituais possuem elementos ligados à religiosidade católica, como o artesanato, instrumentos musicais, bordado do couro do boi e o figurino dos participantes, que representam a devoção a São João, São Pedro e São Marçal. As coreografias, por sua vez, trazem elementos de cultos afro-brasileiros.
Personagens humanos e animais fantásticos participam da dança, que dramatiza história da morte e ressurreição de um boi. A brincadeira do Boi conta, por meio de danças, músicas e vestimentas, a história de Pai Francisco e sua mulher, Mãe Catirina.
Na lenda, Pai Francisco, trabalhador de uma fazenda, rouba a língua do boi para satisfazer os desejos de sua mulher Catirina, que estava grávida. O dono da fazenda encontra o animal doente e pede ajuda aos pajés para cura. Depois de ver seu boi curado, o fazendeiro perdoa Pai Francisco e celebra a saúde do boi com uma grande festa.
Patrimônio 
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) aprovou a candidatura do Complexo Cultural Bumba-Meu-Boi do Maranhão para a Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
Com a decisão, o Iphan iniciará a elaboração de um dossiê que será apresentado à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Se for aceita, a inscrição do Bumba-Meu-Boi na lista indicativa na Unesco permitirá maior visibilidade deste bem como Patrimônio Cultural Imaterial.
O Complexo Cultural do Bumba Meu Boi do Maranhão foi inscrito no Livro de Registro de Celebrações, em 2011. O Livro registra rituais e festas que marcam vivência coletiva, religiosidade, entretenimento e outras práticas da vida social, considerados Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro
Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Cultura, do Iphan e do Governo do Maranhão
Brasil Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário