Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

sexta-feira, 7 de julho de 2017

UBES convoca 16º Coneg e define próximos passos

Em reunião nesta terça (4/7), diretoria definiu data do próximo Conselho Nacional de Entidades Gerais em setembro e reafirmou força total por “Diretas Já”.

A diretoria executiva da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, composta por jovens de vários estados, se reuniu na sede da entidade em São Paulo nesta terça-feira, 4/7, para traçar os próximos passos da UBES. Prepare-se: entre as principais definições, ficou agendado para 8 e 9 de setembro o 16° Conselho Nacional de Entidades Gerais (Coneg). Também está definida a realização de um Encontro de Mulheres Estudantes no dia 7 de setembro.
No final, a diretoria preparou em conjunto uma nota unitária sobre as definições do encontro, que pode ser lida aqui.

Diretas Já e Se Liga, 16

Ao analisar o contexto nacional e sua gestão na UBES, os jovens destacaram que as lutas mais importantes atualmente são contra as reformas impostas por Michel Temer e por eleições diretas e que, por isso, as atividades dos secundaristas estarão a serviço destas bandeiras.
Neste sentido, ficou definido ainda que o movimento secundarista vai resgatar a campanha “Se Liga, 16”, criada inicialmente durante a campanha pelas eleições diretas em 1984, para estimular que a juventude tire seu título de eleitor.
A nota explica: “A participação da juventude na política é fundamental. Os jovens sempre tiveram protagonismo na luta do nosso povo e, mais uma vez, devemos ousar e usar do ‘Se Liga 16’ para impulsionar a discussão sobre a importância do voto”.

Fórum Popular de Educação

Durante a reunião, que foi transmitida ao vivo, os estudantes falaram muito sobre como as políticas de Michel Temer desvalorizam uma educação pública de qualidade e gratuita. Para eles, a atuação da juventude é fundamental para inverter a lógica das prioridades nacionais, como no caso das ocupações de escolas contra a reforma do Ensino Médio e contra o congelamento do orçamento.
Também foi um tema discutido a atual falta de democracia dentro do Fórum Nacional de Educação, até então composto pela UBES e diversas outras entidades para construir políticas educacionais. Depois da portaria 577/17 do Ministério da Educação, que retira entidades deste grupo, ss estudantes sinalizaram para esvaziar o fórum e construir um novo espaço, o Fórum Nacional Popular de Educação. Dentro desta esfera os secundaristas estarão engajados pela realização de uma Conferência Nacional Popular de Educação, de fato democrática.

Saiba mais: o que é o Coneg?

O Conselho Nacional de Entidades Gerais é um fórum organizado anualmente para reunir representantes das uniões secundaristas municipais e estaduais. Além de promover discussão, troca de experiências, conhecimentos e pautas comuns dos líderes secundaristas do Brasil todo, o Coneg prepara e convoca o Congresso da UBES, no qual a nova diretoria é eleita.
A participação é aberta a qualquer estudante do ensino fundamental, médio, técnico e pré-vestibular. O cadastramento deve acontecer no dia 31 de agosto e logo o site da UBES trará mais informações.
Fonte: UBES

Nenhum comentário:

Postar um comentário