Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

terça-feira, 22 de agosto de 2017

22 de agosto, Dia do Folclore Nacional


Jornal GGN - É entre lendas, brincadeiras, crenças, danças, músicas e literatura que se comemora o Dia do Folclore Nacional, no 22 de agosto. A mescla de costumes, que dá cor e sabor à cultura popular brasileira, passou a ser comemorada em 1965, quando o Congresso Nacional Brasileiro oficializou a data, viabilizando a passagem folclórica entre as gerações.
Saci-pererê, Iara, Mula sem Cabeça, Lobisomem, Curupira, Boto e Boitatá, encantam um universo de contos que fazem a cabeça da garotada. Na literatura, os cordéis evidenciam a linguagem folclórica, além das adivinhações, provérbios, piadas, trava-línguas e parlendas.
O Folclore Brasileiro é celebrado nas danças e nas músicas, ao ritmo do maracatu, do baião, do frevo, do samba e da catira. E todas essas manifestações culturais não cabem só no dia 22 de agosto, mas também na alegria do carnaval, na folia de reis e nas festas juninas.
“Folclore é a Cultura do Popular, tornada normativa pela tradição”, dizia Luís da Câmara Cascudo, um dos principais folclorista brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário