Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Posse da nova diretoria da UNE acontece no próximo dia 11 de agosto


Programação terá ato político-cultural com a presença do cantor e compositor Chico César
A União Nacional dos Estudantes convoca a posse da sua nova diretoria para o próximo dia 11 de agosto, dia do estudante e também aniversário de 80 anos da entidade, às 18h30 no Largo São Francisco, centro da capital paulista.
O evento será realizado em parceria com o Centro Acadêmico de direito da Universidade de São Paulo (USP), XI de agosto, e também com a União Estadual dos Estudantes de São Paulo (UEE-SP), que realizará a posse de sua diretoria na mesma ocasião.
A nova diretoria da UNE tem a frente a estudante de pedagogia da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Marianna Dias, eleita no 55º Congresso da UNE, realizado de 14 a 18 de junho em Belo Horizonte.
Eleita pela chapa “Frente Brasil Popular: A unidade é a bandeira da esperança” com 3.788 votos (79%), Marianna sucede a paulista Carina Vitral, que já havia sucedido a pernambucana Vic Barros na condução da entidade. Essa é a primeira vez que a UNE tem três presidentas consecutivas, mostrando o protagonismo das mulheres no movimento estudantil e na luta por um Brasil melhor para todos e todas.
A representatividade feminina se reflete também na composição da mesa diretora: a sergipana Jessy Dayane assume a vice-presidência e a baiana Mariana Jorge a secretaria geral da entidade.
Para Marianna, fazer parte de uma geração de mulheres que assume o protagonismo na política de uma forma nunca antes vista é extremamente importante.
”As mulheres hoje não são só mais primeiras-damas, vices ou eleitas por causa de um marido ou pai político. Hoje conseguimos ter um protagonismo por causa da capacidade e nada mais. Torcemos para que a política brasileira consiga ser a UNE um dia, onde as mulheres consigam ter esse prestígio, essa possibilidade de comandar e ocupar seus espaços de direito”, disse.
A nova presidenta falou ainda sobre o desafio de assumir a entidade em um momento de retrocessos e desmonte da educação.
”A UNE já tem feito uma campanha muito grande pelas Diretas Já, mas esta gestão terá ainda mais responsabilidade de falar sobre isso. Precisamos fazer muita mobilização e colocar muito estudante na rua para barrar os retrocessos e o avanço desse projeto que não foi aprovado pelas urnas no Brasil”.

80 ANOS EM DEFESA DA DEMOCRACIA

Desde seu nascimento, a trajetória da UNE foi marcada por muitas lutas. Durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), os estudantes brasileiros opuseram-se fortemente ao nazi-fascismo de Adolf Hitler. O período da ditadura militar (1964-1985) também foi de grande resistência para a entidade. O movimento estudantil teve ainda grande importância em fatos históricos para o país como foram as Diretas Já e o Fora Collor. Na luta que se seguiu contra o neoliberalismo e as privatizações, a UNE foi protagonista.
No século 21, a melhoria da qualidade da educação pública no país tornou-se a principal luta. Atuou contra o golpe político ocorrido em 2016 e, atualmente, se posiciona contra os retrocessos do governo ilegítimo de Michel Temer.
Neste ano de 2017, a posse da nova diretoria da UNE segue a tradição e também se transforma em momento de luta: um ato político pelas eleições diretas antecederá a cerimônia assinalando mais uma vez a vontade de milhões de brasileiros e brasileiras de exercer o direito legítimo do voto para fortalecer a democracia e combater os retrocessos.
Leia a edição especial da revista Movimento 80 anos aqui.

ATO POLÍTICO-CULTURAL

Após a cerimônia de posse da nova diretoria, o Largo São Francisco será palco de um festival em comemoração aos 80 anos da UNE com as presenças confirmadas do cantor e compositor Chico César, da poetisa Kimani e outros artistas. Acompanhe o site e as redes da UNE e fique por dentro da programação completa.

SERVIÇO

O que? Posse da diretoria da UNE

Quando? 11 de agosto a partir das 18h30
Onde? Largo São Francisco, Centro – São Paulo -SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário