Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

domingo, 27 de agosto de 2017

Um poema satírico brasileiro comentado pelo erudito presidente-golpista, por Sebastião Nunes


por Sebastião Nunes
O Brasil, como palco de dramalhões, não tem paralelo no mundo. Colonizado e explorado com voluptuosa preguiça por uma confusa mistura de criminosos e herdeiros da pequena aristocracia portuguesa, perdeu-se no caos. Terra de elites podres, corrupção antiga e velhos golpes que se repetem como se fossem novos. Lá em cima, os poderosos de hoje (crias dos poderosos de ontem) dividem o butim, sempre gordo. Aqui embaixo, a ralé e a classe média baixa (a média alta é tropa de choque dos poderosos) tentam sobreviver, juntando os cacos, os farrapos e a esperança. Ou, como filosofou um amigo esperto, quem tem coragem vai ser traficante; quem não tem, entra para a polícia. A alternativa é jogar futebol ou cantar música brega em programa de auditório, únicas praias em que preto pobre pode ter sucesso e encher o metafórico chapéu.
A população se divide assim: 100 famílias que fazem as leis e 190 milhões de otários que cumprem as ordens ou vão mofar (e morrer) nas cadeias superlotadas.
Este poema foi composto quando Itamar Franco (lembra dele?) era presidente, mas continua perfeitamente atual. Nada de espantoso: as sátiras de Gregório de Matos têm 350 anos e continuam valendo. Vamos ao poema, emoldurado em dourado numa das paredes palacianas, e aos palpites golpistas.
            AS RAMPAS DO PALÁCIO
Deitado de costas o presidente ronca.
            Deitada de bruços a senadora sua.
            Ajoelhado no tapete o ministro chupa.
            De pernas abertas a deputada goza.

            O líder do governo propõe uma suruba.
            Em regime de urgência o plenário aprova.
            Pelo buraco da fechadura o secretário.
            Enrolado nas cortinas o mordomo.
            A afilhada do prefeito sobe a rampa.
Caiu-lhe, ao presidente-golpista, o pelado queixo. Embasbacou.
– Serei eu esse presidente aí? – ponderou. – E que senadora será essa? Tem umas bem bonitinhas, de bundinhas empinadas e seios pontudinhos. Claro que tem umas bruxas que vou te contar, mas não seria uma dessas a estar de bruços. Deus me livre!
Atentando no segundo dístico, de novo ponderou:
– E esse ministro aí, qual deles será? Deve ser bem velhusco pra estar chupando, se bem que se for gostosona a deputada...
Passando adiante, refletiu sobre o terceiro dístico:
– Não é suruba, caro poeta, seja você quem for, não se trata de suruba. Quem sabe uma simples troca de palavras resolve a pendenga? Então, em vez de suruba, bota aí Reforma Política ou outra reforma qualquer, que é tudo farinha do mesmo saco, metaforicamente falando, é claro.
Saltou as alusões ao secretário e ao mordomo (“os daqui de casa sabem se comportar, não fariam tão feio assim”, refletiu cabreiro), leu o verso final e se apressou em voltar à sala do trono, pois uma afilhada de prefeito só pode ser uma semideusa, conforme deduziu imediatamente com sua emporcalhada mente golpista.
– Nada como uma afilhadazinha de prefeito como entrada – refletiu ele, sorrindo e pensando na senadora suando.
Entrou pelas portas dos fundos e, sentado no trono, esperou, cheio de curiosidade e emoção, a bela prenda – que demorava.
http://jornalggn.com.br/blog/sebastiao-nunes/um-poema-satirico-brasileiro-comentado-pelo-erudito-presidente-golpista-por-sebastiao-nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário