Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

terça-feira, 24 de outubro de 2017

Ouça “História Hoje”24/10 : Manaus completa 348 anos de fundação

manaos
Hoje é dia celebração em Manaus, que completa mais um aniversário.
A data de fundação, 1669, remete aos tempos em que era apenas um forte feito de pedra e barro que os portugueses usavam para proteger o norte do Brasil das invasões.
Apresentação Carmen Lúcia
ANTES DE OUVIR O ÁUDIO DESLIGUE O SOM DA RÁDIO BRASIL CULTURA NO TOPO DA PAGINA
A  Fortaleza  de São José do Rio Negro ficava à margem esquerda do rio Negro e deu origem em um pequeno arraial.
Em 1758 tornou-se  sede da capitania de São José do Rio Negro. Em 1832,  passou à  vila com o nome de Manaós, em homenagem à nação indígena Manaós, que lutou contra a dominação portuguesa e a possibilidade de tornar-se mão-de-obra escrava.
Quando recebeu o título de cidade em 24 de outubro de 1848,  foi batizada como Cidade da Barra do Rio Negro. Na época tinha cerca de 3 mil habitantes. E somente em 4 de setembro de 1856 passou a ser chamada de Manaus.
No início do século 20, o latex, levou a capital do Amazonas ao apogeu. Manaus foi a cidade mais rica do País por muito tempo.
Esta riqueza do ciclo da borracha proporcionou uma reviravolta estrutural, com a implantação de bondes elétricos, sistema de telefonia, eletricidade e água encanada, além de um porto flutuante, que passou a receber navios de diversas bandeiras e tamanhos.
Depois da borracha foi criada a Zona Franca de Manaus. A cidade ganhou um comércio de importados e depois um polo industrial onde se concentraram centenas de fábricas.
No meio da floresta amazônica, a cidade conheceu riqueza e glamour. Somando aos seus encantos naturais como rios e paisagens repletas de verde, também contou com o ouro e a arquitetura europeia.
História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados às datas do calendário. Vai ao ar pela Rádio Brasil Cultura de segunda a sexta-feira.
Fonte: BRASIL CULTURA

Nenhum comentário:

Postar um comentário