Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Centro Potiguar de Cultura reúne lideranças culturais para debater a Consciência Negra.

Mesa oficial do 8º Encontro Estadual da Consciência Negra: da esquerda para a direita: Afrânio Patrício: Coordenador da Casa de Cultura de Nova Cruz, professora Gabriela Maurício da cidade de Várzea, Ademir Eduardo - Secretário Municipal de Cultura de Campo Redondo, Eduardo Vasconcelos - Presidente do CPC/RN, professor Márcio Dadox - Diretor Geral do IFRN - Nova Cruz e o estudante Olíver - representante do Grêmio Estudantil "Nilo Peçanha" - IFRN - Nova Cruz.

Dezenas de representantes dos municípios de Nova Cruz, Campo Redondo, Várzea e Espírito Santo, das regiões Trairi e Agreste debateram a Consciência Negra e os diversos tipos de preconceitos, no 8º ENCONTRO ESTADUAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA, promovido pelo Centro Potiguar de Cultura –CPC/RN, com sede em Nova Cruz,  que aconteceu no auditório do IFRN – Campus de Nova Cruz. Na oportunidade as lideranças culturais assistiram a uma apresentação do grupo “ARTE BOLARE” formado por alunos da Escola Estadual Rosa Pignataro de Nova Cruz, coordenados pelos professores Francinaldo Soares e Lene Rosa, em sua abertura. Em seguida um lindo vídeo com uma poesia de Cordel abordou o tema RESPEITO E NÃO PRECONCEITO

O Presidente do Centro Potiguar de Cultura, Eduardo Vasconcelos formou a Mesa de Honra, acompanhado do Diretor do IFRN – Campus de Nova Cruz, Professor Márcio Dadox, pelo membro do Grêmio Estudantil “Nilo Peçanha”, o estudante Óliver, pelo Secretário de Cultura do município de Campo Redondo, Ademir Eduardo e pela Professora Gabriela Maurício, ex- secretária de Cultura de Várzea. Todos levaram suas palavras enaltecendo o evento e a importância de sempre vislumbrar o debate sobre a Consciência Negra em nosso estado.

 RODA DE CONVERSA SOBRE TEMAS INERENTES AO NEGRO
Momento de oração com o Padre Aerton - Paróquia de Nova Cruz - foto 2
Logo em seguida, todos os participantes iniciaram os debates sobre Consciencia Negra, que contou com a presença do Pe. Aerton da Paróquia de Nova Cruz e que culminou no período da tarde com vários encaminhamentos, dentre os quais, destacam-se: a escolha dos municípios de Campo Redondo e de Parelhas  para sediarem dois grandes encontros no primeiro semestre de 2018; o envio da moção de agradecimento aos chefes dos executivos dos municípios de Espírito Santo e de Campo Redondo pelo apoio que permitiu as presenças dos agentes culturais ao evento e envio de nota de repúdio às Prefeituras que se comprometeram com o evento e não deram condições aos seus participantes de estarem presentes. Outro encaminhamento será o envio de vários documentos de apoio à Lei n. 296/2015, que visa tornar a data de 20 de novembro – dia da consciência negra, como feriado nacional, para os E-mails dos deputados federais da bancada potiguar, uma vez que a votação da matéria será no plenário da casa na próxima semana.
Apresentação belíssima do Grupo de Dança "RAÍZES DO AGRESTE" da cidade de Espírito Santo!

APROVADO

Foi aprovado no encontro duas notas de repúdios: Uma contra a política adotada pelos governos Temer e Robinson Faria, que descumpre as leis e massacra os funcionários públicos e autarquias. como o presidente Michel Temer que vem tirando direitos dos trabalhadores e aposentados, como também as recém conquistas do povo brasileiro, como o FIES, Aprovaram também moção de apoio as lutas e as greves dos trabalhadores e todo a apoio as entidades: SINAI/RN, SINTEST/RN, SINDSAÚDE/RN, ADUERN. ADURN, SENALBA/RN, SINTE/RN, BANCÁRIOS/RN, SINDIFERN, SINDAS/RN, SINDHOTELHEIROS, FETARN, SINTRAMACOM, VIGILANTES e todos os sindicatos, federações e centrais sindicais, que estão juntas em favor do povo brasileiro e na luta contra as perdas de direitos da classe trabalhadora e da sociedade como um todo.

Obs. O Presidente do Centro Potiguar de Cultura - CPC/RN, Eduardo Vasconcelos na abertura do evento repudiou a atitude de alguns prefeitos, que de última não enviaram suas delegações, delegações essas que já estavam todas ciente de suas participações, mas por falta de compromisso e sem nenhum respeito pela entidade e muito menos pelos seus munícipes. Demostra o descaso com a CULTURA local, regional e nacional. Eduardo Vasconcelos.

Estiveram presentes as entidades: CDL - NOVA CRUZ/RN, SINTE/RN, AMES-NOVA CRUZ, ANE/RN, GRÊMIO ESTUDANTIL DO IFRN e Comissão em Defesa dos Campus da UERN e UFRN na Região do Agreste Potiguar.  

Justificaram suas ausências as entidades sindicais: SENALBA/RN, SINAI/RN, ADUERN, ADURN, SINDHOTELEIROS/RN, SINDCOMERCIÁRIOS/RN, SINDIDAÚDE/RN, SINTESTE/RN, SINDBANCÁRIOS/RN  pelos motivos de estarem engajados nas mobilizações, greves e acampamento na Governadoria do Estado. TODA A SOLIDARIEDADE AOS COMPANHEIROS SINDICALISTAS E FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS E AUTARQUIAS DO RIO GRANDE DO NORTE.

Agradecimentos ao Restaurante Popular, sob a coordenação do nutricionista, HUGO, pela qualidade no almoço da última sexta-feira (17), com um cardápio excelente. E é claro as prefeituras de Nova Cruz, Parelhas, Espirito Santo, Campo Redondo e Parelhas pela força e solidariedade ao evento, Ao IFRN - Campi de Nova Cruz, SEBRAE - Nova cruz, INFORGRAF, FOTO PEQUENO PRÍNCIPE , LOTUS GRÁFICA, ABSN - Parelhas, Programa Nação Nova Cruz (Agreste FM), Paróquia Imaculada da Conceição,  SME - SAD - SECRETARIA M. DE SERVIÇOS URBANOS de Nova Cruz e todos/as aqueles/as que de forma direta ou indireta contribuíram de forma direta ou indireta  para a realização de mais um evento do Centro Potiguar de Cultura - CPC/RN.

(Fotos Teobanio)

Acessem: 
centropotiguardecultura.blogspot.com
anern2003.blogspot.com
uerneufrncampusja.blogspot.com
eduagreste.blogspot.com
claudiolimanews.blogspot.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário