Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

quinta-feira, 26 de abril de 2018

Brasília 58 anos e mantém diversidade


Brasília completou 58 anos sábado (21). Desde que foi inaugurada, numa quarta-feira de abril, no ano de 1960, a capital, construída no coração do Brasil, reúne pessoas de várias regiões do País. Foi a vinda desses brasileiros que tornou realidade a cidade sonhada por Dom Bosco.
Segundo dados da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), 49% dos moradores da capital são naturais da região e cerca de 41% vieram das regiões Nordeste e Sudeste. Uma mistura que faz de Brasília a cidade com a cara e o DNA do Brasil.

Histórico


O historiador Francisco Adolfo de Varnhagen, em 1839, fez a primeira visita prática ao centro do Brasil e definiu o lugar mais apropriado para a construção da futura capital. Seria em um triângulo formado pelas lagoas Feia (na atual Formosa), Formosa (na atual Planaltina de Goiás) e Mestre D’armas (na atual Planaltina do DF).
Mas apenas em 1955, em resposta a um cidadão durante comício, o então presidente Juscelino Kubitschek prometeu a transferência da capital. Em 15 de abril do mesmo ano, a Comissão de Localização da Nova Capital Federal escolheu o Sítio Castanho como local definitivo para sediar o governo do Brasil.

Rumo aos 60 anos


Com atuação determinante dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, Brasília resiste como importante polo de serviço público, despertando em seus moradores o interesse pela carreira e pela dedicação aos concursos. Porém, segundo o especialista em educação empreendedora Milton Camargo, um novo olhar tem tomado conta dos jovens brasilienses.
As ideias de novos negócios, muitas vezes voltados à tecnologia e à comunicação, têm ganhado mais espaço e aliado criatividade com rendimento. “Hoje, são pelo menos quatro grandes investidores que possibilitam mercado para as startups brasilienses, empresas de pessoas entre 24 e 35 anos, geralmente”, explica.
Para Camargo, Brasília tem potencial para ter ainda mais destaque no empreendedorismo e na inovação. “É um movimento sem volta”, afirma. Ele argumenta que a presença de grandes eventos do setor de tecnologia, como a Campus Party e o Capital Empreendedora, são um incentivo para que esses jovens se tornem empreendedores.
Fonte: Governo do Brasil, com informações da Codeplan

Nenhum comentário:

Postar um comentário