Sete anos após receber o título de Patrimônio Cultural do Brasil, o Complexo Cultural Bumba-Meu-Boi, uma das manifestações culturais mais marcantes do estado do Maranhão, pode receber reconhecimento internacional.
Na última quinta-feira (5), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) entregou ao Ministério das Relações Exteriores (MRE) o dossiê de candidatura ao status de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. O título é conferido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Saiba mais sobre o Bumba-Meu-Boi:
O que é?
Trata-se de uma apresentação que mistura brincadeira, música, dança e artes cênicas. Os participantes dramatizam a história dos personagens Pai Francisco e sua mulher grávida, Mãe Catirina. Pai Francisco rouba a língua de um dos bois da fazenda onde trabalhava para satisfazer os desejos de Catirina. O dono da fazenda, porém, perdoa o trabalhador após curandeiros recuperarem a saúde do boi. A história termina com uma festa para celebrar o final feliz do animal.
Riqueza diversa
Fotos: Edgar Rocha/Iphan
A relevância dessa manifestação cultural é tanta que o Bumba-Meu-Boi é considerado Complexo Cultural, pois compreende muitos estilos, grupos e elementos da cultura maranhense. Além disso, une elementos como fé, festa, arte, devoção a santos católicos juninos, crença em divindades de cultos de matriz africana e lendas da região.
De acordo com o Iphan, o dossiê de candidatura ao título de Patrimônio Imaterial da Humanidade destaca que “a manifestação cultural, portadora de uma carga simbólica que reproduz o ciclo vital [nascimento, vida e morte], é uma metáfora da própria existência humana”.
Reconhecimento
|
---|
Fonte: Governo do Brasil, com informações do Iphan e da Agência Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário