Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

domingo, 27 de maio de 2018

ACERVO SONORO DA RÁDIO BRASIL CULTURA 01


Documentos são registros das informações em diversos formatos e suportes, registros estes que representam parte do patrimônio e da memória do RÁDIO PARANAENSE através dos programas produzidos e apresentados pelo comunicador Cláudio Ribeiro em diversas emissoras, transformados aqui em patrimônio documental sonoro do Portal da Cultura Brasileira e apresentado pela Rádio Brasil Cultura. Esse “programete documento” contribui de forma direta garantindo a preservação e acesso, promovendo a difusão do acervo sonoro e da memória do rádio paranaense e seus profissionais.

Rádio Clube Paranaense PRB2 foi uma emissora de rádio brasileira sediada em Curitiba. Operava no dial AM, na frequência 1430 kHz, e para todo território nacional em ondas curtas de 6040 kHz (49m) 9725 kHz (31m) e 11935 kHz (25m).
É considerada a terceira rádio mais antiga do Brasil e a primeira emissora de rádio do estado do Paraná, sempre marcada por suas transmissões esportivas, jornalísticas e culturais como esse importante programa BALANÇO BRASILEIRO de sucesso nas noites do Brasil apresentado por Cláudio Ribeiro.
No programa/documento conta com a participações e citações ENTRE OUTROSZé Pequeno, Ubiratan Lustosa, Gilberto Fontoura e Osni Bermides.

Cláudio Ribeiro – Jornalista. Radialista. Escritor e Compositor. Com formação em Direito. Arte, política e vida se entrelaçam quando a pessoa faz de sua história um caminho empenhado na escritura e no fazimento da cultura de seu lugar. Com certeza é o caso deste múltiplo Cláudio Ribeiro, principal letrista paranaense em oficio, e que além de esbanjar sua criatividade em letras e canções de própria autoria e importantes parcerias, ainda se desdobra no exímio oficio de pesquisar, escrever, poetar e comunicar. Como “agitador” político e cultural e, de uma forma precisa e profundamente poética vem traçando rumos, participando ativamente das mudanças políticas e sociais brasileiras.

Zé Pequeno -, músico, compositor, trabalhou nas rádios Guairacá ZYM 5,  PRB2 – Rádio Clube Paranaense, TV Iguaçu Canal 4 e em diversas boites de Curitiba, em especial na “Zona do oleo” – no Parolim – como sempre ressaltava, pois dalí, tirava o sustento do dia a dia. Participava sempre dos programas de Cláudio Ribeiro compondo diversas PARÓDIAS – sobre futebol, clubes e jogadores, políticas e sobre do cotidiano.

Osni Bermudes – “Pioneiro da Comunicação no Paraná” – Foi um GRANDE E IMPORTANTE PROFISSIONAL/INVENTOR do rádio e da televisão do Paraná.

Ubiratan Lustosa – Reconhecido radialista, poeta, trovador, escritor, letrista, contista e historiador é um dos nomes mais destacados da história do rádio curitibano, paranaense e brasileiro.

Gilberto Fontoura – é radialista e jornalista profissional. Atuou nas principais emissoras de rádio de Curitiba. Foi cronista, repórter e narrador esportivo da Tv-Paranaense (GRPCOM). Apresentou o “Globo Esporte”, edição local, durante mais de 20 anos.
Registro que sigo aqui a indicação do meu amigo Wasyl Stuparik,
 ator, produtor e diretor, trabalhou no rádio com o pseudônimo de BASÍLIO JUNIOR, que sugeriu que publicasse no Portal Brasil Cultura os registros sonoros de programas radiofônicos que fiz ao longo de minha carreira.
Cláudio Ribeiro
Wasyl Stuparik

Ouça aqui um pequeno pedaço do patrimônio documental sonoro do Portal da Cultura Brasileira
Fonte: BRASIL CULTURA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário