Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

terça-feira, 22 de maio de 2018

Inscrições abertas para o Prêmio Sílvio Romero de Monografias sobre Folclore e Cultura Popular


Estão abertas as inscrições para a edição 2018 do Prêmio Sílvio Romero de Monografias sobre Folclore e Cultura Popular, promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) por intermédio do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP). Os autores de trabalhos inéditos interessados em participar podem se inscrever até o dia 18 de junho.

Criado em 1959, o objetivo do prêmio é fomentar a pesquisa, estimulando a diversidade e atualização da produção de conhecimento no país nesse campo de estudos. Neste ano, os dois melhores trabalhos serão premiados com R$ 25 mil e R$ 20 mil, respectivamente. A comissão julgadora, composta por especialistas, poderá ainda indicar até três menções honrosas, que serão agraciadas exclusivamente com o título de destaque.
Poderão participar brasileiros natos, naturalizados ou estrangeiros residentes no Brasil. O trabalho a ser inscrito poderá ser individual ou de equipe, além de ser escrito em português. São considerados inéditos os textos inseridos em documentos de circulação restrita a universidades, congressos, encontros e centros de pesquisa.
As monografias concorrentes deverão demonstrar contribuição ao aprofundamento e renovação dos estudos de folclore e cultura popular, originalidade no tema e abordagem, domínio de bibliografia especializada, consistência na argumentação e clareza na apresentação dos resultados, entre outras características.
O trabalho deve ter caráter monográfico e ser enviado por e-mail, em arquivo PDF, para concurso.cnfcp@iphan.gov.br. O envelope lacrado com os dados de identificação deverá ser entregue no CNFCP (Rua do Catete, n° 179, Catete, Rio de Janeiro/RJ, CEP 22.220-000), até as 18h do dia 18 de junho. O envio também pode ser feito pelos Correios, com registro de postagem até a referida data.
Mais informações estão disponíveis no edital do prêmio. As dúvidas podem ser esclarecidas pelos telefones (21) 3826-4317 e 3826-4362 ou pelo e-mail pesq.folclore@iphan.gov.br.

Sílvio Romero

Nascido em Sergipe em 1851, Sílvio Vasconcelos da Silveira Ramos Romero foi um crítico literário, ensaista, poeta, filósofo, professor e político brasileiro. Cursou a Faculdade de Direito do Recife e, na década de 1870 colaborou, como crítico literário, em vários periódicos pernambucanos e cariocas.

Como resultado de pesquisas sobre o folclore brasileiro, escreveu O elemento popular na literatura do Brasil e Cantos populares do Brasil. Em 1891 produziu artigos sobre ensino para o jornal carioca Diário de Notícias, dirigido por Rui Barbosa.
Fonte: http://portal.iphan.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário