Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

sexta-feira, 18 de maio de 2018

Semana Nacional de Lutas das IEES e IMES

Nacional
Chapa 1 vence a eleição para diretoria do ANDES-SN biênio 2018/2020
A Comissão Eleitoral Central (CEC) divulgou na manhã desta terça-feira (15), o resultado final da computação dos votos da eleição para a nova diretoria do ANDES-SN, que estará à frente do Sindicato Nacional durante o biênio 2018-2020. A Chapa 1 “ANDES Autônomo e de Luta” foi eleita com 51,71% dos votos dos eleitores que compareceram às urnas de todo o país, nos dias 9 e 10 de maio.
17 de maio marca Dia Internacional contra a Homofobia e a Transfobia
Em 17 de maio de 1990, a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças. Desde então, a data marca o Dia Internacional contra a Homofobia e a Transfobia e virou símbolo da luta por direitos humanos e pela diversidade sexual, contra a violência, intolerância e discriminação.
Fonasefe e Fonacate debatem próximos passos da mobilização dos servidores
Entidades irão pautar em suas assembleias a construção de um Dia Nacional de Lutas no dia 7 de junho. Antes, dia 23 de maio, será realizada uma panfletagem nos estados e municípios.
Setor das Estaduais e Municipais inicia Semana de Lutas no dia 21
O Setor das Instituições Estaduais e Municipais de Ensino (Setor das Iees/Imes) do ANDES-SN realizará a Semana Nacional de Lutas de 21 a 25 de maio, em todo o país. Os docentes reivindicarão a garantia e ampliação do financiamento público nas instituições e contra a apropriação do fundo público pelo capital privado, que resulta em privatização e sucateamento.
Começa a apuração dos votos locais para a escolha da nova diretoria do ANDES-SN
Tem início nesta sexta-feira (11), a apuração dos votos em âmbito local para a escolha da nova diretoria do ANDES-SN, que estará à frente do Sindicato Nacional durante o biênio 2018-2020. A votação, para a escolha das duas chapas inscritas “Chapa 1 – ANDES Autônomo e de Luta” e a “Chapa 2 – Renova ANDES”, se deu nos dias 9 e 10 de maio. Veja as nominatas.
ANDES-SN participa em nove ações no STF como Amicus Curiae
O ANDES-SN, por meio de sua Assessoria Jurídica Nacional (AJN), tem participado ativamente das discussões que afetam a educação pública, os serviços e servidores públicos, entre outros temas, no Supremo Tribunal Federal (STF). Atualmente o Sindicato Nacional é Amicus Curiae em nove processos que estão no Supremo, sejam eles Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADI) ou Ações Declaratórias de Constitucionalidade (ADC).
Seções Sindicais
Docentes da Universidade do Estado do Pará entram em greve
Os docentes da Universidade do Estado do Pará (Uepa) estão em greve há nove dias para lutar por financiamento, reajuste salarial e garantia de direitos trabalhistas. A decisão paralisar as atividades foi tomada em assembleia geral, realizada no dia 4 de maio, diante dos sucessivos descumprimentos de acordo e do rechaço ao diálogo com a categoria por parte do governo.
Docentes da Unimontes garantem vitórias e encerram greve
Os docentes da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), de Minas Gerais, decidiram encerrar a greve da categoria, após assembleia realizada no último dia 10. Foram mais de três meses de luta, com os qual os docentes conquistaram a nomeação de 31 professores aprovados no concurso público de 2014, a abertura de 128 vagas para novos concursos e a assinatura do acordo para criação da nova carreira dos docentes universitários mineiros.
Docentes da Unifesp em regime de DE têm adicional noturno cortado dos salários
Os docentes em regime da Dedicação Exclusiva (DE) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) tiveram uma surpresa no holerite do mês de maio ao perceberem que o adicional noturno, pago aos professores que ministram aula após às 22 horas, foi cortado dos salários.
Outras Lutas
Metalúrgicos da Mercedes, no ABC, estão em greve por tempo indeterminado
Os metalúrgicos da Mercedes, em nova assembleia realizada na terça-feira (15), aprovaram a continuidade da greve na montadora por tempo indeterminado. A paralisação deflagrada na segunda-feira, em São Bernardo do Campo, é em protesto ao impasse nas negociações de reajuste salarial e Participação nos Lucros e Resultados (PLR).
Estudantes da UFMT seguem em greve e Consepe suspende calendário da graduação
Os estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) demonstraram mais uma vez a força do movimento contra as mudanças na política de alimentação e em defesa da universidade pública nessa segunda-feira (14). Com votação significativa, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) suspendeu o calendário de todos os cursos de graduação em todos os campi da instituição, com data retroativa a 20 de abril. Os cursos de pós-graduação e extensão seguem normalmente.
Trabalhadores da educação municipal de Niterói iniciam greve nesta terça
Os professores e servidores da educação municipal de Niterói (RJ) decidiram, em assembleia realizada no dia 9 de maio, entrar em greve a partir desta terça-feira (15) para exigir da prefeitura a abertura de negociação sobre sua pauta de reivindicações. Há quatro anos a categoria tenta, em vão, ser recebida pelo prefeito Rodrigo Neves (PDT) e conquistar maior valorização.
Geisel autorizou execuções de opositores durante a ditadura empresarial-militar
A Agência de Inteligência dos Estados Unidos (CIA, em inglês) divulgou um documento secreto de 1974 no qual o ditador Ernesto Geisel (1974-1979) deu sua aprovação para uma política de "execução sumária” de "subversivos” durante a ditadura empresarial-militar brasileira. No documento, Geisel incumbe o general João Baptista Figueiredo, que chefiava o Serviço Nacional de Informações (SNI), de analisar e autorizar pessoalmente qualquer execução. Depois, Figueiredo viria a ser seu sucessor na Presidência.
Outras Lutas
MAIO
21 a 25 - Semana Nacional de Lutas das IEES e IMES.
23 - Dia Nacional de Mobilização dos Servidores Públicos Federais.
26 e 27 - Reunião do Setor dos Docentes das IFES do ANDES-SN - Sede do ANDES-SN, em Brasília (DF).
JUNHO 
7 - Reunião do Grupo de Trabalho de Seguridade Social e Assuntos de Aposentadoria – GTSS/A do ANDES-SN, em Curitiba (PR).
8 a 10 - Encontro Nacional do Grupo de Trabalho de Seguridade Social e Assuntos de Aposentadoria – GTSS/A, em Curitiba (PR).

JUNHO/JULHO 
28 a 01 - 63º CONAD do ANDES-SN com o tema "Por um projeto classista e democrático de educação pública: em defesa da gratuidade, autonomia e liberdade acadêmica. Fortaleza (CE).
Para receber este informativo escreva para suporte@andes.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário