Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

quarta-feira, 11 de julho de 2018

Aberta exposição sobre cotidiano das comunidades Guarani

nossojeitodeserguarani
Nesta quarta-feira (11), o Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná (MAE-UFPR) inaugurou a exposição Nhande Mbya Reko: Nosso jeito de ser Guarani. 
O trabalho, aberto ao público até agosto de 2019, é resultado da colaboração entre o museu e cinco comunidades da região litorânea do Paraná: Pindoty, da Terra Indígena (TI) Ilha da Cotinga/Paranaguá, Kuaray Guata Porã, da TI Cerco Grande-Guaraqueçaba, Guaviraty e Karaguata Poty, da TI Sambaqui/Pontal do Paraná e Kuaray Haxa de Morretes. 

Para mostrar o cotidiano dessas comunidades tradicionais, a exposição traz ao público aspectos da forma de vida, arte, cosmologia e religiosidade Guarani a partir do artesanato, apresentando o contraste entre peças fabricadas para venda aos jurua (não indígenas) e os objetos tradicionais, voltados para as dinâmicas próprias das comunidades Guarani Mbya.

A mostra é parte do projeto Mutirão Mais Cultura na UFPR que, sob financiamento do Ministério da Cultura e Ministério da Educação, desenvolve ações em vários municípios da região litorânea do Paraná em parceria com associações de comunidades tradicionais de pescadores, quilombolas, indígenas, carnavalescos e artesãos. 

Com informações do MAE-UFPR
Fonte: FUNAI

Nenhum comentário:

Postar um comentário