Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

quinta-feira, 19 de julho de 2018

O TEMPLO DA HUMANIDADE

No friso, a citação de Auguste Comte que deu origem ao lema da bandeira do Brasil
“O amor por princípio e a ordem por base, o progresso por fim”
.
A inauguração oficial aconteceu no dia 1º de janeiro de 1897
1ª fase de construção do Templo, quando a fachada ainda era de tijolos (cerca de 1894)
Fachada do Templo da Humanidade, na antiga rua Santa Isabel (início séc. 20)
O Templo da Humanidade é a sede da Igreja Positivista do Brasil, instituição que teve participação na organização da República brasileira. Sua arquitetura e seus acervos são hoje tombados. Artistas como Décio Villares e Eduardo de Sá trabalharam na decoração do prédio, que é um registro único da disseminação da Religião da Humanidade pelo mundo.
O prédio abriga a sede da Igreja Positivista do Brasil, entidade religiosa fundada no final do Império, em 1881, no Rio de Janeiro, por seguidores do filósofo francês Auguste Comte (1798-1857). Sua construção se estendeu de 1891 a 1896; a inauguração oficial aconteceu no dia 1º de janeiro de 1897. A data, simbólica, corresponde ao Dia da Humanidade no calendário da Religião da Humanidade.  
O movimento positivista teve uma atuação importante na vida política brasileira. Desde o final do século 19 os membros da Igreja Positivista do Brasil interferiram assiduamente no debate público clamando pela instauração do regime republicano e pelo fim da escravatura. Após a Proclamação da República a influência do positivismo tornou-se mais direta incidindo em decisões políticas tomadas pelo Governo Provisório e ao longo da República Velha.
Este intenso ativismo político deixou um legado na história da República do Brasil, que inclui o desenho da Bandeira nacional republicana, projetado por Raimundo Teixeira Mendes (1855-1927), vice-diretor da Igreja Positivista do Brasil, e a instauração do estado laico, decretado pelo Governo Provisório. O Templo da Humanidade e seus acervos são tombados nas esferas federal, estadual e municipal em reconhecimento da participação da Igreja Positivista do Brasil na construção da história nacional. Parte de seus acervos receberam o selo Memória do Mundo da UNESCO, em 2015.
O Templo da Humanidade também tem a particularidade de ser o primeiro templo positivista edificado no mundo conforme indicações e regras estabelecidas por Auguste Comte, o fundador da Religião da Humanidade.
Fonte: http://templodahumanidade.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário