Lançados oficialmente pelo Inep ontem, segunda-feira 3, os resultados podem ser conferidos em detalhes na maior plataforma de dados educacionais do Brasil. No Portal QEdu, é possível acessar os dados detalhados de Aprendizado e Fluxo, como a média em Português e Matemática; o indicador de rendimento de cada ano em cada etapa escolar (anos iniciais, anos finais e ensino médio); a evolução histórica do Fluxo, para cada ano de cada etapa escolar; e a evolução histórica do Aprendizado em Português e Matemática.
|
|
Os números apontam uma ligeira melhora na qualidade da educação nos anos iniciais do Ensino Fundamental (do 1º ao 5º ano), atingindo a meta do governo. Já no que se refere aos últimos anos do Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano), apesar da melhora no indicador, os dados revelam que vários estados e municípios não conseguiram atingir as notas estipuladas pelo Ministério da Educação (MEC). No Ensino Médio, o resultado geral das escolas públicas se manteve o mesmo que 2015, não atingindo a meta.
Criado em 2007, o índice é usado como parâmetro para medir a qualidade da educação no Brasil e estabelecer políticas públicas na área. O cálculo leva em consideração o Fluxo (que representa a taxa de aprovação dos alunos) e o Aprendizado (a média padronizada na Prova Brasil, que avalia o aprendizado em Português e Matemática). Para a educação básica pública, a análise é feita por escola, município, estado e país. Na Academia QEdu, você pode conferir mais informações sobre o índice: academia.qedu.org.br.
|
|
#AEducaçãoQueEuVejo
Abraços, Vitor do QEdu |
Nenhum comentário:
Postar um comentário