Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

quinta-feira, 11 de outubro de 2018

11 de outubro – Dia Nacional do Deficiente Físico

No dia 11 de outubro comemora-se o Dia Nacional do Deficiente Físico. Essa data foi instituída pela Lei Nº 2.795 promulgada em 15 de abril de 1981 pelo governo de São Paulo e posteriormente se tornou uma data lembrada em todo território nacional com objetivo de promover a conscientização da sociedade e dos representantes públicos sobre as ações que devem ser realizadas para garantir a qualidade de vida e a promoção dos direitos dos deficientes físicos.
Segundo o último censo realizado pelo IBGE no ano de 2010, 23,9% da população brasileira é portadora de algum tipo de deficiência, e desses, mais de 13 milhões são pessoas com deficiência física.
É considerada pessoa com deficiência física aquela que possui alguma perda ou anormalidade em sua formação de natureza fisiológica ou anatômica que atrapalhe o desenvolvimento de algumas atividades.
Em Curitiba várias escolas especiais e instituições do terceiro setor trabalham com a promoção da qualidade de vida, inclusão social e investimento nos potenciais da pessoa com deficiência.
Entre elas o Pequeno Cotolengo Paranaense, que há mais de 50 anos realiza o trabalho de acolhimento de pessoas com deficiências que foram abandonadas pela família, sofreram maus tratos ou viviam em alguma situação de vulnerabilidade
Hoje, são quase 200 pessoas, homens e mulheres de todas as idades, que vivem dentro da instituição e lá recebem tratamento de saúde em 16 diferentes especialidades (como neurologia, fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia entre outras) e educação na escola que funciona dentro da instituição.
Pequeno Cotolengo se mantém por meio de parcerias de empresas e da caridade de toda a sociedade, e no ano de 2017 foi eleita pelo Instituto Doar como uma das 100 melhores ONG´s do país e a Melhor ONG para se doar no sul do Brasil.
Fonte: BRASIL CULTURA

Nenhum comentário:

Postar um comentário