Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

sexta-feira, 5 de outubro de 2018

VOCÊ SABIA QUE ONTEM DIA (4) FOI COMEMORADO O DIA DOS ANIMAIS? NÃO? ENTÃO LEIA ESTA MATÉRIA!

No dia 04 de outubro é comemorado o dia dos animais. A homenagem surgiu para São Francisco de Assis, na data de seu falecimento, pois tinha grande apreço pelos bichos, criava algumas espécies e dava-lhes carinho e atenção, cuidando de seus ferimentos e dando-lhes alimentos e água.
É importante que os homens respeitem os animais, pois várias espécies encontram-se em extinção, podendo ser totalmente eliminadas do planeta. Isso é muito ruim, pois existe uma cadeia alimentar, onde uns animais se alimentam de outros, que pode ficar prejudicada com o desaparecimento de algumas espécies. Algumas espécies de plantas também dependem dos animais para sua reprodução e se estes estiverem extintos teremos também o fim das espécies vegetais.
Além disso, os animais têm vida e devem ser tratados com respeito. A natureza é seu habitat natural e os humanos não tem o direito de destruí-la e de afastá-los para outros locais.
Espécies diferentes de animais numa demonstração de respeito mútuo
Porém o problema do desrespeito aos animais não acontece somente no Brasil. Em quase todo o mundo existem espécies ameaçadas e isso ocorre tanto pela poluição da natureza como pela eliminação predatória feita pelos homens.
Na Antártida, por exemplo, temos visto a matança de focas bebês, de forma brutal, como esporte. No Brasil, a criação de enormes lagos e praias artificiais, destroem grande parte do cerrado, afastando os animais de seu habitat, além de causarem a morte de várias espécies que não conseguem correr das águas, como no Tocantins. No Japão matam baleias para a fabricação de cosméticos, sendo que também já estão em extinção. Na África elefantes são mortos para a retirada de suas presas, de marfim.
Os circos são um grande atrativo, mas aqueles que ainda ilegalmente colocam animais em seus shows estão sendo duramente criticados, pois os animais ali presentes sofrem de maus tratos para aprenderem a se portar diante da plateia.
De uns anos para cá, temos visto a sociedade se unindo na luta contra a degradação da natureza e dos animais. O Greenpeace é um desses sérios grupos, que defendem a natureza, e no Brasil já criaram áreas de preservação ambiental.
É mais do que merecido que os seres humanos se conscientizem da importância dos animais para a natureza e vice-versa, que respeitem e preservem estes de forma a melhorar as condições do planeta em que vivemos.
Fonte: BRASIL CULTURA
Adaptado pelo CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC/RN, em 05/10/2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário