Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

sexta-feira, 2 de novembro de 2018

Em mês de conscientização sobre o câncer de próstata, ADURN-Sindicato alerta para a importância dos exames de rotina

Novembro Azul
Passado o Outubro Rosa, que pretende alertar a respeito da prevenção ao câncer de mama, o mês de novembro é dedicado a conscientização dos homens sobre o câncer de próstata, por meio da campanha mundial intitulada Novembro Azul.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, um homem morre a cada 38 minutos em virtude da doença. O INCA também aponta que o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, e o Ministério da Saúde calcula que ele causa a morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas no Brasil.
Como na maioria dos casos o câncer de próstata se instala de forma silenciosa, o ADURN-Sindicato alerta para a realização de exames de rotina em homens a partir dos 50 anos. Esse cuidado é de extrema importância para que se faça um possível diagnóstico a tempo de se fazer um tratamento adequado.
Em Natal, desde o mês de outubro diversas ações de promoção da saúde voltadas para os homens estão sendo realizadas pelo SESC em parceria com a Prefeitura de Natal, a programação das atividades, que incluem mutirões de consultas urológicas, pode ser consultada no site da Prefeitura de Natal
Origem do movimento
Em 2003 um grupo de amigos teve a ideia de deixar o bigode crescer durante todo o mês de novembro - mês em que é celebrado o o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata - como apoio à conscientização da saúde masculina e arrecadação de fundos para doação às instituições de caridade.
Naquele ano a campanha, que recebeu o nome de “Movember” foi aderida por 30 amigos, mas anos mais tarde além de mobilizar o país, chegou em países como Áustria, Bélgica, Canadá, República Tcheca, Dinamarca, França, Hong Kong, Alemanha, Irlanda, Holanda, Nova Zelândia, Noruega, Singapura, África do Sul, Espanha, Suécia, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos, arrecadando quase 6 milhões de dólares para programas de saúde masculina, saúde mental, prevenção de suicídio, câncer de próstata e de testículo.
No Brasil as ações de conscientização sobre o câncer de próstata se popularizaram em 2008 por meio do Instituto Lado a Lado pela Vida, que promoveu a campanha “Um Toque, Um Drible”. O objetivo era promover uma mudança de paradigmas em relação à ida do homem ao médico e trazer mais informação sobre a doença.
A partir de 2012, inspirados pelo Movember, o instituto passou a promover durante todo o mês de novembro ações focadas na saúde do homem, nascendo assim o Novembro Azul.

Fonte: ADURN

Nenhum comentário:

Postar um comentário