Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

Imagem de ritual indígena vence concurso fotográfico do Fundo Brasil

Chamada ‘Festa da Menina Moça’, imagem foi registrada pelo fotógrafo Mikaell Carvalho, da Articulação dos Atingidos pela Vale/Rede Justiça nos TrilhosPOR 

Por FUNDO BRASIL DE DIREITOS HUMANOS 

Foi com emoção a reta final do Prêmio Fotográfico “2018 com todos os direitos”, realizado pelo Fundo Brasil em parceria com a Fundação Tide Setubal. As dez organizações finalistas disputaram voto a voto as interações no Facebook durante a semana, com algumas se revezando nas primeiras colocações em vários momentos.
Após muita mobilização nas redes sociais, a organização vencedora é a Articulação dos Atingidos pela Vale/Rede Justiça nos Trilhos, com a foto “Festa da Menina Moça”, feita pelo fotógrafo Mikaell Carvalho. A imagem mostra um ritual indígena que acontece quando a jovem menstrua pela primeira vez e entra na puberdade.
“É um registro da cultura indígena do povo Guajajara, da aldeia Piçarra Preta, na Terra Indígena Rio Pindaré, de Bom Jardim, no Maranhão”, conta Mikaell. A imagem foi feita no dia 22 de setembro de 2018. “O ritual dura dois dias seguidos”, completa o fotógrafo.
Segundo ele, no momento do registro a jovem indígena ouvia as palavras de um dos pajés.
“Foi bem rápido, tive a sorte de estar atento”, conta.
A foto vencedora conquistou 1.452 interações (curtidas, amei e uau). Além disso, foi compartilhada 229 vezes e recebeu 219 comentários.
Mikaell tem 28 anos e é fotógrafo há três. Ele gosta de fazer registros sociais, de mostrar a vida cotidiana e cultural da população.
A participação dele no concurso mobilizou Açailândia (MA), onde ele vive e trabalha no Justiça nos Trilhos. Muita gente divulgou a foto e pediu apoio. O jornal “Correio”, de Imperatriz (MA), divulgou a participação do jovem no Prêmio.
A Articulação dos Atingidos pela Vale/Justiça nos Trilhos foi apoiada pelo Fundo Brasil em 2014, por meio do projeto “Defesa dos direitos socioambientais frente à mineração no Brasil e no mundo – apoio à resistência das comunidades atingidas pela Vale”.
A Articulação dos Atingidos pela Vale/Rede Justiça nos Trilhos reúne, desde 2009, um amplo grupo de organizações, movimentos sociais e sindicais no Brasil, Argentina, Chile, Peru, Canadá e Moçambique com o objetivo de contribuir para o fortalecimento das comunidades em rede, promovendo estratégias de enfrentamento aos impactos socioambientais relacionados à indústria extrativa da mineração.
Segundo lugar
Segundo lugar: Registro da V Caminhada pela Paz do Grande Bom Jardim, em Fortaleza (Lucianna Maria da Silveira Ferreira/Cedeca-Ceará)
A foto que ficou em segundo lugar foi enviada pelo Cedeca-Ceará. Realizada pela fotógrafa Lucianna Maria da Silveira Ferreira, é um registro da V Caminhada pela Paz do Grande Bom Jardim, em Fortaleza (CE).
A caminhada foi realizada com a pauta da reafirmação de direitos em Bom Jardim, bairro localizado na periferia de Fortaleza.
“O bairro tem um povo incansável na luta pelo direito e pela participação. É uma comunidade com diferentes gerações de pessoas que lutam pela vida e para não ter a voz silenciada”, informa o Cedeca.
“Paz sem voz, não é paz, é medo” foi um dos temas escolhidos para a caminhada. Foi um convite à luta e à resistência.
“Uma luta de mulheres, crianças e juventudes, coletivos, movimentos e escolas, comunidades LGBT, comunidades religiosas, entre outros e outras”, completa a organização.
A foto recebeu 912 interações (curtidas, amei e uau). Além disso, foi compartilhada 161 vezes e provocou 92 comentários.
O Cedeca-Ceará é apoiado no momento pelo Fundo Brasil por meio do projeto “Livres nós queremos: pela dignidade dos adolescentes internos no sistema socioeducativo do Ceará”.
Terceiro lugar
Terceiro lugar: “Casa de Papel” (Foto: Wellington Lenon Ferreira/Ceagro)
A terceira colocada é a foto “Casa de Papel”, enviada para o concurso pelo Ceagro – Centro de Desenvolvimento Sustentável e Capacitação em Agroecologia, do Paraná.
Registrada pelo fotógrafo Wellington Lenon Ferreira, a imagem retrata o acampamento Dom Tomás Balduíno, em Quedas do Iguaçu (PR), onde dezenas de famílias buscam o sonhado pedaço de chão, produzindo alimentos para viver e também para alimentar a população do campo e da cidade.
“Mais de cem anos de exploração, mais de 63 mil hectares de florestas nativas praticamente extintas. Os interesses nacionais devem estar no bem-estar da sua população, de seus recursos naturais e no desenvolvimento econômico”, analisa a organização.
A foto recebeu 484 interações (curtidas, amei e uau). Além disso, foi compartilhada 121 vezes e provocou 56 comentários.
O concurso
Realizado com o objetivo de incentivar o uso de imagens para mostrar a importância dos direitos humanos, o Prêmio Fotográfico “2018 com todos os direitos” mobilizou grupos, organizações e coletivos apoiados pelo Fundo Brasil em todo o país.
Setenta fotos foram inscritas e passaram por uma seleção interna, realizada com a participação da consultora Ana Maria Wilheim. Após a seleção interna, as imagens foram analisadas por uma comissão julgadora formada pela fotógrafa Alice Vergueiro e pelos fotógrafos Otavio Valle e João Correia.
A comissão julgadora escolheu as dez fotos que foram submetidas a uma votação popular, realizada por meio do Facebook.
As três vencedoras vão ganhar equipamentos fotográficos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário