Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

segunda-feira, 18 de março de 2019

A CURIOSA HISTÓRIA DA FAMÍLIA ITALIANA QUE FOI RENEGADA NO SERIDÓ (RN)


Resultado de imagem para IMAGEM DA A CURIOSA HISTÓRIA DA FAMÍLIA ITALIANA QUE FOI RENEGADA NO SERIDÓ (RN)
Foto: Edson Dantas
A cidade de Florânia fica a pouco mais de 200km de Natal-RN. Foi lá que a família italiana “Giffoni” deixou marcas importantes no comércio, na arquitetura, na política, e até nas artes. Marcas que ficaram até os dias de hoje.

Mas a história dessa família ficou durante muitos anos esquecida. Isso por causa da influência negativa causada pela participação da Itália fascista na Segunda Guerra, quando apoiou a Alemanha nazista, o que afetou muitas famílias italianas residentes no Brasil.
Essa influência chegou ao ponto de famílias, como a dos Giffoni, se absterem de colocar o sobrenome Giffoni em seus descendentes.

A arquitetura da cidade de Florânia (RN) herdou o estilo de fachada francês

Mas o historiador Astrogildo Cruz estudou essa família italiana por três anos,  o que resultou em um documentário chamado ‘A família Giffoni no Seridó potiguar’, que mostra em detalhes como foi a passagem daqueles italianos pelo RN – especialmente em Florânia – roteirizado e editado pelo próprio Astrogildo.
Confira:
Se gostou compartilhe com seus amigos e ajude a espalhar a história do RN!
Com informações do Papo Cultura 
Fonte: CURIOZZZO

Nenhum comentário:

Postar um comentário