Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

sexta-feira, 19 de abril de 2019

NA MEMÓRIA - Nome de Mestre Moa do Katendê substitui o de Victor Civita em escola na Bahia

Moa do Katendê
Homenagem ao Mestre Moa era uma da comunidade escolar, dos moradores do bairro e do movimento negro
por Redação RBA
Capoeirista foi assassinado durante as eleições de 2018, após uma discussão política.
São Paulo – Colégio Estadual Mestre Moa do Katendê. Este é o novo nome do agora ex Colégio Estadual Victor Civita, localizado na comunidade Dique Pequeno, no Engenho Velho de Brotas, em Salvador. O capoeirista foi assassinado durante as eleições de 2018, após discussão com um apoiador de candidato Jair Bolsonaro.
A mudança foi determinada pela Portaria 471/2019, publicada no Diário Oficial do Estado, assinada pelo secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues. Era uma reivindicação da comunidade escolar, dos moradores do Engenho Velho de Brotas e do movimento negro.
Renilda Costa, sobrinha do Mestre Moa, comemorou a homenagem. "Estamos muito felizes e vibrando com isto que, para nós, tem um significado enorme pela importância que foi meu tio, não só para a comunidade local, mas para todo o país. É um orgulho danado ter a escola onde estudaram tantos parentes, filhos e sobrinhos com o nome dele", declarou, emocionada.
Moa do Katendê foi morto com 12 facadas por Paulo Sérgio Ferreira de Santana, eleitor de Bolsonaro (PSL), após o capoeirista declarar voto em Fernando Haddad (PT). Paulo Sérgio confessou a motivação política no assassinato. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário