Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

sábado, 22 de junho de 2019

“Cinema com Partido”: o imperialismo e a defesa da pátria em Queimada

O Cine-Teatro Denoy de Oliveira apresenta neste sábado (01/06), no “Cinema com Partido, Mostra Democrática”, o filme Queimada, com Marlon Brando, Giampiero Albertini, Renato Salvato e a direção de Gillo Pontecorvo (de A Batalha de Argel).

Cena do filme <i>Queimada</i>, com Marlon Brando  Cena do filme Queimada, com Marlon Brando.
Trabalhadores sem direitos; colonialismo; imperialismo; racismo; discriminação das mulheres; extermínio das populações indígenas; degradação do meio-ambiente; ciência e escola sob censura de pretensos intérpretes das Escrituras; aversão à democracia e seu fundamento, ao livre debate entre partidos políticos; exaltação das ditaduras, do pensamento único, da violência, da intolerância, da corrupção, da hipocrisia (qualquer semelhança com o governo da família Bolsonaro será mera coincidência?) são temas que o cinema universal tem denunciado com vigor ao longo do tempo.
Para a extrema-direita, isto é doutrinação.
Para as correntes de opinião comprometidas com a democracia é cultura e arte.
SINOPSE
Londres envia à ilha de Queimada, colônia de Portugal, o fomentador de rebeliões Sir William Walker. Com José Dolores liderando a revolta dos escravos e o hesitante Teddy Sanchez à frente da elite criolla, Walker obtém a independência da ilha. Dez anos depois, ele é de novo acionado: o governo de Queimada batia continência para a companhia açucareira inglesa, mas Dolores retornara à luta revolucionária e precisava ser eliminado.
Após o filme, haverá um debate que contará com a presença de Leonardo Wexell Severo, redator-especial do jornal Hora do Povo e escritor dos livros Curuguaty – Carnificina para um Golpe e Curuguaty – O Combate Paraguaio por Terra, Justiça e Liberdade, que retrata o massacre dos camponeses do país vizinho e a derrubada do presidente Fernando Lugo.
SERVIÇO
Filme: Queimada (1969), de Gillo Pontecorvo
Duração: 112 minutos
Quando: Neste sábado,10 de junho
Horário: pontualmente às 10 horas da manhã.
Quanto: entrada franca

Onde: Rua Rui Barbosa, 323 – Bela Vista, sede central da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Paulo (Umes-SP)

Fonte> Brasil Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário