Estão abertas as inscrições para a edição 2019 do projeto Jovem Senador (JS). Com o intuito de estimular estudantes de escolas estaduais para refletirem sobre política, democracia e cidadania, anualmente, o projeto JS seleciona alunos do ensino médio através de um concurso de redação para vivenciarem o trabalho dos senadores em Brasília.
Esse ano, a temática da redação vai abordar a importância de compreender sobre o dinheiro público. Com o tema “Cidadão que acompanha o orçamento público dá valor ao Brasil”, os estudantes deverão desenvolver uma redação com no máximo 30 linhas sobre o conteúdo.
Para participar do Jovem Senador 2019, é necessário que o aluno esteja matriculado e frequente uma escola pública estadual, ter no máximo 19 anos até o final do ano e ter a disponibilidade de participar da fase presencial que acontece de 25 a 30 de novembro de 2019.
A seleção e inscrição do aluno deve ser feita pela escola até o dia 16 de agosto, para se inscrever, cada escola deverá encaminhar uma redação para representa-la no concurso. No âmbito estadual, o JS é coordenado pela Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer por meio do Núcleo Estadual de Educação para a Paz e Direitos Humanos (NEEPDH).
As 27 redações vencedoras serão divulgadas até o dia 11 de outubro. Esses vinte e sete alunos vencedores deverão participar da atividade presencial que acontece em Brasília. O projeto é uma realização do Senado Federal em parceria com as Secretarias de Educação Estaduais de todo o país.
As inscrições e regulamentos podem ser acessadas no site oficial do projeto Jovem Senador.
Calendário
16 de agosto – Fim das inscrições20 de setembro – Fim da seleção nas Secretarias de Educação
11 de outubro – Fim da seleção no Senado Federal
11 de outubro – Data-limite para divulgação do resultado
25 de novembro – Início da semana presencial em Brasília
26 de novembro – Cerimônia de posse e eleição da Mesa Jovem
29 de novembro – Votação final dos projetos
30 de novembro – Partida dos vencedores
Nenhum comentário:
Postar um comentário