O Programa do Artesanato do Rio Grande do Norte (Proarte) está incentivando a profissionalização e qualificação dos artesãos e artesãs do Estado através de uma série de palestras no interior.
Dia 20 de setembro, no município de João Câmara, foi realizado o “Encontro com artesãos da Região do Mato Grande”, onde além de palestras sobre economia solidária e criativa, os participantes foram cadastrados como artesãos, o que garante a emissão da carteira profissional de trabalho.
As subcoordenadoras do Proarte, Graça Leal, e do Programa Economia Solidária (Ecosol), Lidiane Feire, ministraram palestras sobre sobre a importância da profissionalização para a melhoria da qualidade do artesanato potiguar, e a economia criativa dentro do processo de abertura de novos mercados produtivos. O evento contou também com a parceria do Serviço de Assistência Rural (SAR).
A emissão da Carteira Nacional do Artesão é uma das formas de garantia do reconhecimento dessa atividade para a economia e cultura locais. Este é um documento oficial emitido pelo Programa Brasileiro de Artesanato (PAB) que reconhece a profissão de artesão e concede benefícios como isenção de ICMS, descontos de material em lojas parceiras, e facilidade para retirada do registro do MEI (Microempreendedor Individual), alén de participação em feiras do setor organizadas pelo PAB e governos estaduais.
PROARTE/RN
A finalidade do Programa do Artesanato do Rio Grande do Norte (Proarte/RN) tem por objetivo fortalecer e fomentar o desenvolvimento do artesanato potiguar integrado ao turismo e à cultura para melhoria das condições de vida de artesãos e artesãs de forma sustentável para garantir a preservação dos aspectos culturais e ambientais do Estado.
Fonte: SETHAS-RN
Adaptado pelo CPC/RN, em 09 de outubro de 2019
Nenhum comentário:
Postar um comentário