Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

domingo, 3 de maio de 2020

Mazzaropi hoje no “Almoço à Brasileira” com Cláudio Ribeiro

O Programa “Almoço à Brasileira” , com a apresentação do jornalista e compositor Cláudio Ribeiro, de hoje irá reprisar um especial sobre Mazzaropi e as músicas incluídas em seus filmes. Ele viveu por 69 anos e faleceu, em 1981, vítima de câncer na medula.
Hoje às 13 horas – Rádio Cidade AM Curitiba e Rádio Cidade FM Paranaguá 
       Acesse – http://www.radios.com.br/play/13214
Mazzaropi nasceu em São Paulo, em 9 de abril de 1912, mas foram suas temporadas na casa do avô materno, em Tremembé (interior do estado), que deram a ele o gosto pela vida no campo. Mais tarde, essa vivência seria a inspiração para a série de filmes cômicos do caipira que carrega seu sobrenome.
O ator iniciou sua carreira como ator, aos 20 anos de idade, na montagem chamada A herança do Padre. Em 1935 ele viajou com sua companhia de teatro, a Troupe Mazzoropi, em uma turnê que durou os 10 anos seguintes.
O artista estrelou o programa Rancho Alegre, que na década de 1940 ia ao ar todos os domingos na extinta Rádio Tupi. A encenação ganhou as telas da também extinta TV Tupi, em 1950.
Cinema
Em 1952, Mazaaropi iniciaria sua carreira no cinema, arte que o tornaria reconhecido e lembrando. Seu primeiro filme, Sai da Frente, foi rodado naquele ano, e três anos mais tarde ele vendeu sua casa para criar a produtora Produções Amácio Mazzaropi (PAM Filmes). A artir de então, passa a produzir, dirigir e auar em seus próprios filmes, que foram distribuídos para todo o Brasil.
Os filmes do cineasta são frequentemente exibidos na TV Brasil, e costumam registrar audiência mais alta do que o restante da programação da emissora, perdendo apenas para eventos localizados, como o desfile de 7 de setembro ou algumas transmissões do Campeonato Brasileiro. Todos eles mostram o personagem caipira vivendo situações diversas, que vão desde problemas em sua cidade até uma confusão que o leva a Bariloche. Relembre alguns deles:
No longa “A Banda das Velhas Virgens”, Mazzaropi é um caipira que tem o sugestivo nome de Gostoso. Ele é o maestro de uma hilariante banda feminina formada por senhoras idosas e beatas. Orgulho da pequena cidade, a banda é mantida pelos donativos recolhidos pela igreja.
​”Meu Japão Brasileiro”: Em uma comunidade rural nipo-brasileira, Mazzaropi é um agricultor chamado Fofuca que enfrenta a exploração descarada do “seu” Leão, responsável por intermediar os negócios entre os produtores e o comércio na cidade.
Em “Jecão… Um fofoqueiro no céu”, Jecão Espinheiro se vê envolvido com problemas relacionados à sua sorte com dinheiro. Ele e o filho Martinho ganham na Loteria “Espiritiva” e vão para São Paulo para receber seu prêmio.
Em plenos anos 1970, Mazzaropi falou às multidões sobre assuntos importantes como o preconceito racial. No filme Jeca e seu filho preto, o humorista interpreta Zé, o pai de um rapaz que (misteriosamente) é negro
Seu último filme, “O Jeca e a Égua Milagrosa” mostra a história de dois fazendeiros, Libório e Afonso, que disputam votos para ganharem a eleição para a prefeitura de uma cidade pequena. Eles têm terreiros de umbanda e candomblé, utilizando os espaços para ganharem frequentadores e votos.
ALMOÇO À BRASILEIRA
O programa “Almoço à Brasileira” apresentado pelo jornalista e compositor Cláudio Ribeiro, todos os sábados pelas ondas da Rádio Cidade AM de Curitiba e FM de Paranaguá, traz em seu cardápio musical composições que fazem demonstrações musicais sobre vários assuntos – amor, mulher, malandro, paixões, saudade etc… Hoje Cláudio Ribeiro irá demonstrar um estilo de discurso na música caipira que são as crônicas versando sobre pescaria. Como estamos na quaresma e a opção alimentar é o peixe, sabendo que a pescaria é feita com anzol. Uma casa com tijolos. O afeto é feito com todo o amor. E programa “Almoço à Brasileira” é feito com sensibilidade de quem espera a volta da jangada e do pescador…
Você já deve ter escutado os apelos do governo e dos amigos nas redes sociais: em tempos de coronavírus, é melhor não sair de casa. Mesmo que você não esteja no grupo de risco, e esteja sem sintomas, a recomendação é praticar o chamado isolamento social e evitar circular pelas ruas. Fique em casa e ligue o Rádio.
Com o avanço do novo coronavírus, muitas empresas puseram em prática o chamado ‘home office’, determinando a permanência dos funcionários em casa, trabalhando online. A solução de recorrer ao modo remoto é uma forma de manter a produção e, ao mesmo tempo, prevenir a proliferação da doença. O momento é de conscientização, faça sua parte! Isolamento social (ouvindo Rádio Cidade) é recomendação da Organização Mundial da Saúde. Se você se enquadra nessa situação, ou se está de quarentena, aí vai uma sugestão – ouça o programa “Almoço à Brasileira” todos os sábados às 13 horas pela Rádio Cidade AM de Curitiba e 97.3 de Paranaguá, apresentado pelo jornalista e compositor Cláudio Ribeiro.
Fonte: Portal BRASIL CULTURA

Nenhum comentário:

Postar um comentário