Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

sexta-feira, 30 de outubro de 2020

4 fotos antigas e curiosidades de uma das primeiras praças que já existiu em Natal (RN)

A Praça Pedro Velho, em Natal, durante os anos 50. Foto: Jaeci Emerenciano

Por 

Quem é morador de Natal e nunca foi ver uma parada de 7 de Setembro na Praça Cívica, hein?!Pois é! 

Muita gente não sabe que a atual Praça Cívica, entre os bairros Tirol e Petrópolis, se chamou inicialmente Praça Pedro Velho.

A Praça Pedro Velho, em Natal, durante os anos 50. Foto: Luiz Grevy

A Praça Cívica [ou Pedro Velho] foi inaugurada em 24 de Outubro de 1937 pelo prefeito Gentil Ferreira. Lá se vão 80 anos, hein? Inicialmente ela foi projetada para para ter quatro quarteirões, porém, em 1929, o “Plano Geral de Systematização da Cidade do Natal” a reduziu para apenas dois quarteirões.

Mas por que o nome Pedro Velho? Vou explicar… o nome é uma homenagem a Pedro Velho de Albuquerque Maranhão, aquele que proclamou a república no Rio Grande do Norte, sendo o primeiro governador do Estado, lembra? Merecido, né? Por isso, há mais de 100 anos existe um busto em homenagem a ele lá na praça.

A Praça Pedro Velho, em Natal, durante os anos 50. Foto: Jaeci Emerenciano

A Pedro Velho no início era muito bonita, toda em forma de mosaicos, tinha um pequeno coreto onde as bandas militares faziam retretas e enormes piscinas, chamadas de tanques, que eram lar de tartarugas. A criançada visitante adorava brincar por ali.

A Praça Pedro Velho, em Natal, durante os anos 50. Autor da foto desconhecido.

No local onde hoje fazem uma arquibancada para autoridades assistirem a parada da Independência antigamente havia um parque com gangorras e balanços. Haviam também pés de “fícus” pequenos, bem podados e em forma de animais como gatos, coelhos, cachorros e etc.

Ah, e no local onde hoje existe o Palácio dos Esportes haviam duas quadras descobertas separadas por uma lanchonete em forma de avião.

A Praça Pedro Velho, em Natal, durante os anos 50. Foto: Luiz Grevy, acervo do Instituto Tavares de Lyra.

Pra finalizar nem precisa dizer que o natalense adorava frequentar a praça. Ele ia lá pra conversar, espairecer e principalmente tirar fotos nos fins de semana. A praça foi durante muitos anos o principal ponto de encontro da cidade.

Gostou? Então não deixe de ver 7 curiosidades sobre a primeira igreja do Rio Grande do Norte

Fonte: https://curiozzzo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário