Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

sábado, 25 de janeiro de 2020

‘O ESTUPRADOR É VOCÊ’

Um movimento feminista irá tomar as ruas de Shangri-la (Pontal do Paraná, litoral paranaense no dia 8 de fevereiro. ‘O estuprador é você’: é um protesto criado pelo coletivo chileno, e que tem sua versão brasileira assim como no México, Colômbia, Espanha, Austrália, Estados Unidos e França que foram tomados pelo manifesto. No Brasil, a primeira intervenção ocorreu no DF pelo grupo Movielas, durante o Festival de Cinema Brasileiro, no Cine Brasília. Depois em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul, entre outros estados.
Durante o movimento, participantes realizam uma intervenção por meio de danças, com olhos vendados com faixas pretas e cantam a música Un violador en tu camino, criada pelo coletivo chileno. A letra do hino feminista diz “a culpa não era minha, nem de onde estava, nem como me vestia. O “estuprador é você” e relata as diversas formas de violência contra a mulher.
A canção que ganhou o mundo é baseada nos textos da antropóloga feminista argentina Rita Segato.
A intenção é denunciar a violência contra a mulheres e expor teses feministas.
Em Pontal do Paraná, o protesto é organizado por integrantes de vários movimentos pela vida da mulher: Associação de Moradores, PT, UBM (União Brasileira de Mulheres), UJS, Secretaria Estadual de Cultura do PCdoB, estudantes – ”As meninas feministas fazem coreografia denunciando o Estado, como um dos violadores das mulheres. O ato que se espalhou pelo mundo e, dia 8 de fevereiro, é a vez do litoral paranaense representar o movimento pela vida, contra a violência e o feminicídio”, disse, assistente social Nilsa Ramos coordenadora do movimento. Wagner , cineasta que Cursa sociologia na PUC será o documentarista do movimento. Também existe a possibilidade da presença das meninas do “Baque Mulher” grupo que sofreu ataque à sua liberdade de expressão artística e cultural em Matinhos recentemente. (veja a matéria aqui)
O objetivo delas é traduzir “teses de autoras feministas em um formato performático com a finalidade de alcançar uma múltipla audiência em especial nesse período de verão no litoral”.
PONTAL DO PARANÁ – Balneário de Shangri-lá
8 fevereiro de 2020
ACOMPANHE O VÍDEO

Mulheres fazem coreografia do hino , ” El violador és tú “. (Telma Mello Movimento de Mulheres Negras).

Serviço:
O ESTUPRADOR É VOCÊ
Performance em Pontal do Paraná
Data: 08/02/2020
Horário: 14 horas
Local: Balneário de Shangri-lá – Praia Central
Acesse este link para entrar no meu grupo do WhatsApp:
https://chat.whatsapp.com/LssVCUhcRykHtWKJSMtRwj

Nenhum comentário:

Postar um comentário