Por: Jailma Felix
As praças podem e devem ser um espaço de intensa manifestação popular para os nova-cruzenses. Elas são locais públicos dentro da cidade e, por estimular o convívio, por vezes, tornam-se a alma do bairro que as envolvem; são muitas as suas funções e benefícios ao bem-estar social dos munícipes.
As nossas pracinhas oferecem à população diversas possibilidades: relaxar, praticar atividades físicas, planejar encontros, passear com a criançada; enfim, dá para interagir e trocar ideias ao ar livre, num dia de sol ou numa noite inspiradora de lua cheia.
Se bem planejada, uma praça pode assumir diversos significados para o povo. De simples contemplação paisagística a locais de convívio e interação social, mas é primordial que nos proporcione algum significado, caso contrário, será desperdício de recursos públicos.
Esses espaços hoje em dia são responsáveis pela presença de vegetação em zonas urbanizadas, proporcionando às pessoas bem-estar psicológico e beleza, além de melhorar a qualidade do ar nas cidades. E aqui em Nova Cruz não é diferente, pois temos praças espalhadas por toda a cidade.
Praça do Marco Zero (arquivo pessoal) |
Praça de Eventos (arquivo pessoal) |
Algumas delas, de modo especial, cumprem sua função de forma significativa e merecem ser conservadas nos moldes originais.
Praça Barão do Rio Branco (arquivo pessoal) |
Além de ser uma das mais belas, a Praça Barão do Rio Branco, em frente ao Colégio Nossa Senhora do Carmo, sempre proporcionou o encontro de gerações, classes sociais, encontros casuais, românticos, encontros e reencontros que rendem muito assunto na memória do nosso povo. Falar dela traz grandes recordações.
Outra muito querida é a praça de São Sebastião, localizada no Alto de São Sebastião. Até hoje é um ponto de referência na cidade, sendo um local de grande circulação e permanência de pessoas, principalmente durante à noite. Tem o vendedor de milho, o vendedor de pipocas, o senhorzinho da praça... Ah! Que saudade de ver os estudantes aglomerando na praça, esperando o transporte escolar.
Praça de São Sebastião (arquivo pessoal) |
Essas são algumas considerações sobre o cenário urbano da nossa Rainha do Agreste. Cuidemos, pois, de cada bairro, rua, beco ou praça, não só da nossa calçada. A memória da nossa cidade precisa ser preservada para as próximas gerações.
E para você, que praça proporciona/proporcionou os melhores encontros aos nova-cruzenses?
Apoio Cultural: Centro Potiguar de Cultura - CPC´RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário