Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

segunda-feira, 24 de maio de 2021

Exposição virtual reúne obras sobre os 150 anos da Comuna de Paris - Fonte> Portal BRASIL CULTURA

Para celebrar os 150 anos do fim da Comuna de Paris, uma das mais importantes insurreições populares do século 19, o Instituto Tricontinental de Pesquisa Social, a Expressão Popular e 25 editoras internacionais inauguram uma exposição virtual reunindo trabalho de dezenas de artistas e designers.

A mostra reúne capas criadas pelos profissionais para a edição especial do livro Paris Commune 150, a ser lançado em 15 idiomas no próximo dia 28 – data que marca o fim do primeiro governo popular da história.

Elaborado sob o conceito de solidariedade internacional, o projeto gráfico e as artes da exposição trazem reflexões sobre a história e legado da Comuna de Paris e o que esse momento histórico significa para as lutas dos povos de hoje.

Imagem: Divulgação / Tricontinental

A obra retrata com detalhes o contexto de quando operários franceses escolhidos por meio do sufrágio universal organizaram uma gestão provisória após a queda do imperador Napoleão III, com o objetivo de realizar reformas e reduzir as desigualdades sociais na França.

Gratuita e virtual, a exposição que pode ser acessada pelo site do Tricontinental reúne o trabalho de 39 artistas de 15 países das Américas, Ásia, África, Magrebe e Região Árabe e Europa.

Duas das obras presentes na mostra foram escolhidas para a capa e para a contracapa do livro. No Brasil, a obra foi disponibilizada pela Expressão Popular neste mês, exclusivamente para assinantes do Clube do Livro.

Também a partir do próximo 28 de maio estará disponível para download gratuito ou com contribuição voluntária no site da editora.

§  Arte de Ramu Kriya, da Índia

  • Arte de Vedran Štimac, da Croácia

Nenhum comentário:

Postar um comentário