Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

terça-feira, 19 de outubro de 2021

Seminário online sobre documentário brasileiro reúne 24 cineastas


Com o tema Clássicos e Novos Clássicos, o na Real_Virtual acontece em novembro e está com inscrições abertas

247 - O Seminário NA REAL_VIRTUAL sobre Documentário Brasileiro, um dos grandes sucessos da temporada de 2020 na internet, anuncia uma nova edição em novembro próximo. Com o tema Clássicos e Novos Clássicos, o evento vai reunir 24 cineastas de diferentes gerações para discutirem seus trabalhos e o pensar/fazer documentários no Brasil.

Serão 12 encontros entre 3 de novembro e 10 de dezembro, ambientados na plataforma Zoom. As inscrições estão abertas (aqui) até o dia 31 de outubro.

A curadoria é assinada pelo documentarista e professor Bebeto Abrantes, o crítico e pesquisador Carlos Alberto Mattos e a pesquisadora e programadora Carla Italiano. A produção é capitaneada por Kerlon Lazzari, a Associação Imaginário Digital e a Supimpa Produções. 

Nos dois módulos realizados em 2020, o NA REAL_VIRTUAL consagrou um modelo de debate ao mesmo tempo denso e informal, com alto padrão de conteúdo e muita simpatia. Previamente a cada encontro os participantes recebem bibliografia, material de apoio com textos e links de filmes sobre cada realizador. Será emitido certificado de participação para quem frequentar, no mínimo, oito encontros do seminário.

O conceito da curadoria para esta na nova edição é estabelecer pontes entre os diretores ou diretoras de cada dupla e seus filmes. Sejam linhas de continuidade, sejam rupturas no tratamento da linguagem cinematográfica, sejam ainda apenas pequenas variações de alguns dos elementos temáticos ou da gramática audiovisual. Assim, cada encontro vai propiciar um diálogo entre dois realizadores ou realizadoras com diferentes inserções históricas no cinema brasileiro, mas com pontos de contato que favoreçam o debate e as possíveis convergências. 

A programação é a seguinte:

3 Nov 21: Silvio Tendler e Eliza Capai – Lugares da política       

5 Nov 21: Theresa Jessouroun e Cristiano Burlan – O corpo como alvo

10 Nov 21: Marcos Pimentel e Marília Rocha – Essa gente brasileira     

12 Nov 21: Tetê Moraes e Camila Freitas – Lutas pela terra      

17 Nov 21: Geraldo Sarno e Henrique Dantas – Sociedade, religiosidade e arte popular        

Fonte: BRASIL 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário