Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

quinta-feira, 13 de maio de 2021

A intrigante lenda do tesouro de Extremoz no Rio Grande do Norte - Por Henrique Araujo

Uma história curtinha e interessante pra você hoje

Extremoz é município na região norte da Grande Natal. Seus primeiros habitantes foram os índios tupis e paiacús, que viviam lá às margens da Lagoa de Guajiru.

Em 1607 os jesuítas receberam estas terras, e foram os principais responsáveis pela construção da Igreja de São Miguel, famosa na região.

A primitiva igreja foi sendo destruída pouco a pouco, tanto por ação do tempo quanto por ação do homem, a destruição do templo foi contada geração a geração, através de lendas. Uma delas é ela guarda um valioso mistério, que se tornou até uma lenda pra cidade.

Igreja de São Miguel, Extremoz (RN) antigamente
Ruínas da Igreja de São Miguel, Extremoz, RN. Foto: Brechando.com (https://brechando.com/2020/12/esta-igreja-de-extremoz-esta-em-ruinas/)

Uma delas faz menção a um tesouro, que seria sido enterrado no interior da construção da Igreja. Com isso, os antigos moradores da região teriam demolido parte do templo na tentativa de encontrarem o tal tesouro. Mas até hoje nem sinal dele.

Será mesmo que esse tesouro está lá? Estando ou não, no dias atuais, quem passa pela cidade de Extremoz ainda pode contemplar as ruínas da primitiva Igreja de São Miguel. As ruínas são apreciadas por muitos ciclistas que contemplam a paisagem registrando lindas fotos.

Ah, e aqui vai uma foto da fachada da igreja original antigamente:

A Igreja de São Miguel, Extremoz, RN, fachada mais completa. Foto: Brechando.com (https://brechando.com/2020/12/esta-igreja-de-extremoz-esta-em-ruinas/)

A foto acima foi é de 1903 e mostra a existência apenas da fachada da Igreja. Na época a construção já tinha 300 anos de vida e estava começando a ruir. Isso lembrou até aquela casa de Caraúbas (RN) que guarda uma lenda parecida.

Fonte: CURIOZZZO

Nenhum comentário:

Postar um comentário