História
A Biblioteca Pública Câmara Cascudo foi criada, em lei, em 1963 e inaugurada em fevereiro de 1969. A partir de outubro de 1970, ganhou o nome oficial de Biblioteca Pública Câmara Cascudo.
A entidade é responsável pelo Sistema Estadual de Bibliotecas. Em 1978, havia 149 Bibliotecas Municipais conveniadas com ela. Alguns de seus objetivos são: ampliação das Bibliotecas Públicas existentes no Estado e o aperfeiçoamento de sua organização; instalação de novas Bibliotecas Públicas; capacitação do pessoal técnico para os serviços próprios das Bibliotecas; promoção de campanhas educativas; organização de cadastro das Bibliotecas oficiais; a prestação de assistência e orientação técnica a instituições públicas ou particulares mantedoras de Bibliotecas; a articulação com Sistemas de Bibliotecas Públicas da União e de outros Estados ou municípios.
Acervo
Acervo de 120 mil livros, com foco na literatura brasileira e potiguar. Destaca-se no acervo sua sala de autores potiguares e a de livros raros.
Horário de Funcionamento:
Fechada para reforma do prédio e modernização dos serviços desde janeiro de 2012. Reaberta para solenidade de reinauguração em 20 de dezembro de 2018, voltou a ser fechada logo em seguida, em razão da falta de uma subestação de energia, necessária ao funcionamento das dezenas de aparelhos de ar condicionado e de computadores necessários à prestação do serviço. No momento (fevereiro de 2020), a construção da subestação e a aquisição de mobiliário está em curso, com previsão de conclusão em 2021, após o desentrave de algumas pendências junto ao antigo Ministério da Cultura, que financiou parte da reforma.
Endereço: Rua Potengi, 535, Petrópolis, Natal - RN
Linhas de ônibus: Todas aquelas via Praça Cívica.
Contato: livroleitura.fja@rn.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário