Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

quarta-feira, 25 de maio de 2022

ROTEIRO E PASSOS PARA DANÇA DA QUADRILHA DE FESTA JUNINA

 

Atenção professores e alunos… Dançada para homenagear os santos juninos (Santo Antônio, São João e São Pedro) e também como forma de agradecimento pelas boas colheitas na roça. A execução da dança requer vários casais, o limite de participantes se restringe apenas ao espaço físico disponível.

Os casais participantes da dança da quadrilha junina seguem os comandos de um narrador. Os comandos são dos mais variados e a cada ano o número de comandos aumentam e são reinventados se limitando apenas pela criatividade das pessoas.

Musica Quadrilha Junina Narrada

17 passos para Dança da Quadrilha Junina

BALANCÊ (balancer) – neste comando os casais balançam o corpo seguindo o ritmo da música. Usado como um grito de incentivo, o balancê se repete ao final de cada passo, ao se dar um comando somente para os cavalheiros, as damas permanecem no balancê e vice-versa.

ANAVAN (en avant) – damas e cavalheiros caminham balançando os braços.

RETURNÊ (returner) – dançarinos retornam ao seu lugar

TUR (tour) – casais dão uma volta completa, cavalheiro abraça a cintura da dama e ela coloca a mão em seu ombro.

Cumprimento as damasCUMPRIMENTO ÀS DAMAS – balançando o corpo, os cavalheiros, caminham até as damas e quase se ajoelhando cada rapaz cumprimenta sua parceira, aqueles que estão de chapéu (chapéu de palha) o retiram enquanto se ajoelham.

CUMPRIMENTO AOS CAVALHEIROS – elas, balançando o corpo e caminhando em direção aos cavalheiros, cada uma das damas, cumprimentam seu respectivo par.

GRANDE PASSEIO – os casais, homem segurando a mão esquerda da dama, passeiam em círculo, enquanto balançam os braços para baixo acompanhando o ritmo da música.

DAMAS AO CENTRO – dois círculos são formados, um círculo dentro do outro, no centro um círculo formado pelas damas, do lado de forma um círculo formado pelos cavalheiros. Ambos os círculos rodam para a esquerda.

É MENTIRA –  os casais invertem o sentido da dança. Este comando é dado logo após a o comando OLHA A COBRA.

CARACOL – damas e cavalheiros estão em fila única. Após ouvir este comando o primeiro da fila começa a enrolar a fileira, formando um caracol.

DESVIAR – Este comando é dado para que o primeiro da fila comece a desenrolar o caracol.

COROAR DAMAS – os cavalheiros, segurando as mãos uns dos outros, erguem os braços sobre as cabeças das damas. Ao se abaixar os braços as damas serão enlaçadas pela cintura. Mantendo esta posição os casais se deslocam para o lado que o marcador comandar.

COROAR CAVALHEIROS – as damas de mãos dadas, enguem os braços sobre a cabeça dos cavalheiros, ao se abaixar os cavalheiros são enlaçados pela cintura. E se deslocam para o lado que o marcador pedir.

olha o tunel

OLHA O TÚNEL –  os casais de andando em fila de mãos dadas, o primeiro casal para, se  viram de frente um para o outro e de mãos levantas formam um arco. O segundo casal passa por dentro do arco e também formam um arco, esta sequência é repetida até que todos tenham passado por dentro do túnel.

CAMINHO DA ROÇA – em uma fila única, dama à frente de seu parceiro, caminham balançando os braços.

OLHA A COBRA – este comando inverte o sentido em que os casais estavam andando, esta marcação é trocada em alguns casos

por “olha a chuva”, “olha a inflação”, “ponte caiu” entre outros.

DESPEDIDA – casais em fila, saem galopando e acenando para o público. Terminando assim a dança de quadrilha de festa junina.

ROTEIRO PARA DANÇA DA QUADRILHA DE FESTA JUNINA

Duas fileiras são formadas, uma de damas e outra de cavalheiros, uma de frente para outra, afastadas por uma distância de aproximadamente 2,5 m. Cada par deve ficar de frente um para o outro. Ao iniciar a música, o narrador inicia com o primeiro comando, muito embora cada narrador siga sua própria sequência de comandos, abaixo temos temo um roteiro sugerido para narradores que estão liderando a Quadrilha de Festa Junina pela primeira vez.

1 – BALANCÊ

2 – CUMPRIMENTO ÀS DAMAS

3 – CUMPRIMENTO AOS CAVALHEIROS

4 – GRANDE PASSEIO

5 – TÚNEL

6 – ANAVAN TUR

7 – CAMINHO DA ROÇA

8 – OLHA A COBRA

9 – É MENTIRA

10 – CARACOL

11 – DESVIAR

12 – GRANDE RODA

13 – COROAR DAMAS

14 – COROAR CAVALHEIROS

15 – DAMAS AO CENTRO

16 – GRANDE RODA

17 – DESPEDIDA

Fonte: Portal BRASIL CULTURA

Nenhum comentário:

Postar um comentário