Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

segunda-feira, 13 de junho de 2022

Programação cultural será destaque na Feira Nordestina da Agricultura Familiar

 

ASSECOM/RN

Artistas potiguares e nacionais mostrarão suas obras em dois palcos

 I Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária – FENAFES será realizada no Centro de Convenções de Natal (RN), de 15 a 19 de junho de 2022. A programação é bem diversificada e oferece exposição (venda e degustação) de produtos da agricultura familiar e economia solidária, atividades formativas como seminários, encontros, rodas de conversa, e também shows, apresentações de teatro e poesia. De quarta-feira até sábado (a feira vai até domingo), um total de 26 atrações estão programadas. As apresentações têm início a partir das 16h. A entrada e o estacionamento são gratuitos.

Artistas potiguares e nacionais mostrarão suas obras em dois palcos especialmente montados para o evento. No pavilhão Nísia Floresta funcionará o Coreto e, na área externa (doca), será montado o palco principal. Estão confirmados nomes como a cantora paulista Mariana Aydar, o sanfoneiro sergipano Mestrinho e a cantora pernambucana Lia de Itamaracá.

Entre as atrações locais estarão o compositor e instrumentista Carlos Zens, os grupos Fuxico de Feira e Meirões do Forró, as cantoras Deusa do Forró e Cida Lobo, a companhia teatral Casa de Zoé com o espetáculo “Meu Seridó” e os poetas populares Amâncio Sobrinho e Antônio Francisco.

O evento está sendo realizado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (Sedraf), Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RN), Fundação José Augusto (FJA), e pela Unicafes-RN (União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária). Foram investidos R$ 640 mil na promoção da I Fenafes, com recursos garantidos pelo empréstimo junto ao Banco Mundial, com apoio da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (SAPE).

A Secretaria de Estado do Tabalho, da Habitação e Assistência Social (Sethas) e a Agência de Fomento do Rio Grande do Nrte (AGN) também participam do evento. O evento é uma iniciativa da Câmara Temática da Agricultura Familiar do Consórcio Nordeste, coordenada pela governadora Fátima Bezerra e coordenada pelo secreta´rio Alexandre Lima (Sedraf)

Espera-se que a FENAFES conte com a participação de mais de 150 cooperativas e associações, envolvendo mais de 500 expositores com um público visitante total de mais de 10 mil pessoas durante todo o evento.

INSCRIÇÕES

Os pavilhões de exposição, degustação e venda dos produtos da agricultura familiar e economia solidária estarão abertos ao público das 16h às 22h. A programação formativa começa ainda pela manhã. O acesso é gratuito ao evento em si e para todas as atividades abertas ao público em geral (visto que algumas são restritas para grupos específicos), sendo que é necessário se inscrever para garantir vagas e gerar certificado de participação. O formulário para inscrição está disponível no link https://doity.com.br/fenafes.

A feira também será um espaço estratégico para reafirmação da nossa identidade cultural, saberes e sabores que marcam e caracterizam o povo nordestino, onde contará com a cozinha “Sabores da Terra” e Festival Gastronômico.

PROGRAMA DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS

O objetivo central da FENAFES é de fortalecer iniciativas de integração de políticas públicas articuladas em torno do Programa de Alimentos Saudáveis do Nordeste – PAS/NE; criar um espaço de intercâmbio das experiências sobre políticas públicas de apoio à agricultura familiar já em curso na região, envolvendo governos e movimentos sociais; fortalecer o cooperativismo solidário e o processo de comercialização, através de encontro de negócios, para o mercado institucional e privado.

As atividades de formação, palestras, oficinas e cursos versarão sobre as temáticas centrais: acesso à terra; sistemas agroalimentares e produção de alimentos saudáveis; agroecologia; assistência técnica e extensão rural e acesso ao crédito; mudanças climáticas; acesso aos mercados e cooperativismo solidário, protagonismo feminino. 

Fonte: FUNDAÇÃO JOSÉ AUGUSTO - FJA

Nenhum comentário:

Postar um comentário