Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

sexta-feira, 12 de agosto de 2022

Destruir ou preservar a Amazônia? Essa não é uma escolha difícil - Rosana Villar

Olá, CENTRO POTIGUAR,  

Nessa semana começou oficialmente a corrida eleitoral no Brasil, com muitos candidatos anunciando candidaturas e outros já em campanha. Um momento em que escutaremos as narrativas mais esdrúxulas sobre a Amazônia, como a de que é preciso destruir a floresta para levar renda para a população. 

Sim! Acredite se quiser, tem quem venda isso como solução. Enquanto a gente sabe que, na verdade, esse modelo predatório e destruidor trouxe pouca qualidade de vida para quem vive na Amazônia nos últimos 50 anos. O povo continua sem escola, sem saúde, sem o básico, enquanto a floresta é rapidamente destruída e o lucro vai embora para outras regiões. 

No blog “Amazônia e o vazio proposital do Estado”, conto como essa falta de serviços públicos e de segurança na floresta é um projeto político, incentivado pelos interesses do mercado, e como essas falsas promessas de “destruir para desenvolver” na verdade favorecem apenas uma elite, enquanto atrasa o real desenvolvimento na região. 

Afinal, como você que nos acompanha já sabe, desenvolvimento mesmo, só com floresta em pé, respeito às populações e saberes tradicionais, e investimento em ciência e educação. Enquanto o Estado não favorecer e incentivar isso, fica difícil tocar iniciativas sustentáveis, como o agroextrativismo. 

Não sabe o que é isso? Explicamos o que é agroextrativismo nesse post aqui. No rio Manicoré, muitas comunidades se mantêm com produtos da agricultura familiar e do extrativismo que, após finalização do processo de implementação da Concessão de Direito Real de Uso (CDRU), poderão ser aprimorados e ainda mais valorizados!

Por último, mas não menos importante, conheça a Coccoloba gigantifolia, nossa estrela do quadro “Mas afinal, o que é isso?” dessa semana. Essa planta produz uma das maiores folhas do mundo. Encontramos um exemplar desta bonitona na expedição. 

Rosa_perfilemail

 

 Rosana Villar

 Greenpeace Brasil

CENTRO POTIGUA, este é um passo muito importante em busca do Brasil verde, justo e pacífico que precisamos para o bem de todos nós, mas ainda há muito trabalho para conquistarmos a nossa missão de um futuro digno para toda forma de vida na Terra. Precisamos de você para que este trabalho não pare! Por isso, se você ainda não é um doador do Greenpeace Brasil, peço que se torne um. É pelo meio ambiente, é pela vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário