Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

terça-feira, 16 de agosto de 2022

PELO FIM DA VIOLÊNCIA - Por Mônica Cavalcante

 

Imagem: MONICA CAVALCANTE

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a violência como o uso de força física ou poder, em ameaça ou na prática, contra si próprio, outra pessoa ou contra um grupo ou comunidade que resulte ou possa resultar em sofrimento, morte, dano psicológico, desenvolvimento prejudicado ou privação.

Os tipos de violência podem ser classificados como violência física, psicológica, moral, sexual, econômica e social.

Temos vivido tempos bem difíceis e em algum momento desses você já parou para pensar o que é paz? Paz é a ausência da guerra ou isso é um problema para outros países?

Vamos roteirizar um pouco sobre o tema porque esse assunto dá uns livros e não apenas artigos e vou usar o recurso de indicação de leitura de um resumo interessante de ler.

O texto é “Entenda quais são os tipos possíveis de violência na sociedade - Para estudar operações de paz é necessário dominar certos conceitos sobre o tema” – POR ERIKA RIZZO. Está disponível no link https://guiadoestudante.abril.com.br/coluna/atualidades-vestibular/entenda-quais-sao-os-possiveis-tipos-de-violencia/

Nele contém um pouco sobre as classificações dos TIPOS DE VIOLÊNCIAS mais relevantes, a relativização do CONCEITO DE PAZ e o que são as chamadas OPERAÇÕES DE PAZ nas comunidades mais vulneráveis de nossa sociedade.

Assim, com base nesse conteúdo, perguntamos: por que essa é uma questão da mulher?

A violência contra mulheres constitui-se em uma das principais formas de violação dos seus direitos humanos, atingindo-as em seus direitos à vida, à saúde e à integridade física. Ela é estruturante da desigualdade de gênero.

A violência atinge mulheres e homens de formas distintas. Grande parte das violências cometidas contra as mulheres é praticada no âmbito privado, enquanto que as que atingem homens ocorrem, em sua maioria, nas ruas.

Um dos principais tipos de violência empregados contra a mulher ocorre dentro do lar, sendo esta praticada por pessoas próximas à sua convivência, como maridos/esposas ou companheiros/as, sendo também praticada de diversas maneiras, desde agressões físicas até psicológicas e verbais. Onde deveria existir uma relação de afeto e respeito, existe uma relação de violência, que muitas vezes é invisibilizada por estar atrelada a papéis que são culturalmente atribuídos para homens e mulheres. Para saber mais acesse www.observatoriodegenero.gov.br, link http://www.observatoriodegenero.gov.br/menu/areas-tematicas/violencia.

Nesse contexto a Lei Maria da Penha é um importante instrumento de luta pelos direitos das mulheres. Mas, não apenas isto! Maria da Penha é o nome de uma das maiores ativistas pelos direitos das mulheres no país. Uma mulher assim como eu, como você que carrega em sua história um misto de tragédia, luta e inspiração. Conheça sua história!

Os seres humanos acham a violência profundamente satisfatória. Mas remova a satisfação, e o ato fica… oco.

(Alan Turing)

CONHECIMENTO LIBERTA!

QUANDO A VIOLENCIA TERMINA A VIDA RECOMEÇA!

EMPODERE OUTRAS MULHERES! COMPARTILHE ESSE TEXTO!

Fonte: POTIGUAR NOTÍCIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário