Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

quinta-feira, 8 de setembro de 2022

Com ítalo Ferreira na disputa, última etapa do circuito mundial de surf se inicia nesta quina-feira.

 

Foto: Reprodução: Instagram: @italoferreira

O potiguar ítalo Ferreira, junto com outros dois brasileiros (Tiana Weston-Webb e Felipe Toledo), estão entre os dez finalistas na disputa do título da WSL (liga mundial de surf). 

Pelo segundo ano consecutivo, o campeão será definido em formato de playoffs, envolvendo os cinco melhores dos rankings masculino e feminino. A etapa acontecerá em Lower Tlestes, Califórnia, começando nesta quinta (8), até o dia 16.

Por liderar o ranking masculino, Felipe Toledo, que é considerado o favorito para ganhar a disputa já está classificado para a grande final, a única que será disputada em melhor de três baterias. Em entrevista ao estadão, o paulista comemorou por ser o último a entrar na água: 

"Acho que dá uma motivação a mais, porque você está descansado, está tranquilo, pode ver como os outros estão surfando. Tem tudo para dar certo, eu estou motivado com este primeiro lugar (no ranking)".

O brasileiro conhece bem as ondas do local da decisão - atualmente, ele mora na Califórnia. 

“Gosto muito daqui, principalmente Trestles, uma onda que eu treino bastante, que eu surfo na maioria dos meus dias. É uma onda que é muito high perfomance, e que eu acho que encaixa muito com meu surfe. Eu fico amarradão de surfar aqui”, vibrou. 

Batizado de WSL Finals, o formato de disputa inclui os cinco melhores da temporada. Na primeira bateria, enfrentam-se o quinto e o quarto colocados no ranking mundial. Curiosamente, o duelo colocará frente a frente o atual vice-campeão olímpico, o japonês Kanoa Igarashi, e o medalhista de ouro, Ítalo Ferreira. Quem avançar enfrenta o terceiro do ranking (Ethan Ewing) e depois o segundo (Jack Robinson, ambos da Austrália).

Para Filipinho, esse formato moderniza o esporte e ajudará no crescimento do surfe. "No primeiro instante eu fiquei meio apreensivo, 'algo diferente, vai mudar, como é que vai ser', mas eu acho que no nosso esporte, se a gente quiser evoluir, tem de correr junto. A gente vê a NFL, NBA, todos têm os playoffs. Então acho que daqui a dois, três anos, no longo prazo, possa ter novas oportunidades", comentou. 

No feminino, a atual vice-campeã do mundo, Tatiana Weston-Webb chega na decisão como terceira melhor do ranking, e por isso entrará na água a partir da segunda bateria - ela irá esperar a vencedora do duelo entre a costa-riquenha Brisa Hennessy e a australiana Stephanie Gilmore. Se vencer, enfrentará a francesa Johanne Defay na semifinal. A americana Carissa Moore é a líder do ranking.

Ao Estadão, Tatiana declarou ter treinado muito e estar bem preparada física e mentalmente. "Não estou criando expectativas na minha cabeça, mas meu surfe vai mostrar como eu estava trabalhando forte", afirmou, um dia antes de embarcar para a Califórnia. Ela disse adorar as disputas em Trestles. "É uma onda incrível, tem bastante oportunidade para direita e esquerda, e é uma onda que é bem consistente", avaliou.

Fonte: Conteúdo Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário