Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

sábado, 24 de setembro de 2022

“Setembro Dourado precisa ser mais divulgado”, diz Ana Járvis, Superintendente da Casa Durval Paiva

 Foto: Marclene Oliveira

Neste mês de setembro, a Casa Durval Paiva de Apoio à criança com câncer, em Natal, celebra o ‘Setembro Dourado’, mês voltado para a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil, que acomete crianças nos primeiros 5 anos de vida. Em entrevista ao Potiguar Notícias, a Superintendente da Casa de Apoio, Ana Járvis, destacou a importância de campanhas como o Setembro Dourado, que é uma forma de levar informação e contrbuir na conscientização do diagnóstico precoce.

"É realmente muito relevante para a sociedade, porque tem o objetivo de alertar a população sobre uma doença que age de maneira silenciosa. O setembro dourado precisa ser mais divulgado e as pessoas precisam aderir a essa campanha”, disse.

De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer infantil é a segunda principal causa de morte na faixa etária de 1 a 19 anos de idade, e segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a cada ano do triênio 2020/2022, é diagnosticado no país mais de 9 mil novos casos de câncer em crianças e adolescentes de 0 a 19 anos.

Existem vários tipos de cânceres na infância, mas entre os mais comuns estão a Leucemia, Tumor do sistema nervoso central (TU SNC), Linfomas, Osteossarcoma, Retinoblastoma, Tumor de Wilms, Câncer de partes moles e Neuroblastomas.

“O diagnóstico precoce apresenta-se como a melhor e mais eficaz estratégia para o aumento dos índices de cura, tendo em vista que, se diagnosticado em tempo hábil, o câncer infantojuvenil pode chegar até 80% de cura. Reduzindo os custos de internações, tornando o tratamento menos invasivo, com menos sequelas e reduzindo a mortalidade”, informou Rilvana Campos Câmara, enfermeira e coordenadora do Setor de Diagnóstico Precoce da Casa Durval Paiva.

Segundo Rilvana, os sintomas iniciais podem variar conforme a tipologia do câncer, mas que os principais sinais são o desequilíbrio ao andar, dor óssea persistente, suor noturno, febre de origem inexplicada, mancha branca no olho, ínguas pelo corpo e perda de peso.

Este ano a Casa Durval Paiva, que é uma instituição filantrópica, comemorou 27 anos de atuação, acolhendo famílias de todo o Rio Grande do Norte com crianças e adolescentes em tratamento oncológico. 

Ana Járvis reforçou sobre a importância da família quanto ao diagnóstico precoce, para que a doença seja descoberta e tratada o quanto antes. 

“O pai e a mãe deve se inquietar, correr atrás, não se incomodar, não ficar em casa, estar atento a esses sinais e sintomas persistentes”.

Ela ainda destacou que o diagnóstico precoce é um grade desafio e que a Casa Durval Paiva se esforça para contribuir realizando ações de conscientização. 

Da redação, Layssa Beatriz

Edição: Marclene Oliveira

Fonte: Potiguar Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário